• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Sarau de Itapuã abre a exposição “A Casa D’Agente” com atrações musicais





    No aniversário de 24 anos da Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abaeté –, o Sarau de Itapuã ganha uma edição especial no próximo dia 18, às 18h. Os sons do Samba e Sede e de Pierre Onassis, além da poesia das Sussurradeiras animam a abertura da exposição “A Casa D’Agente”, uma grande homenagem ao próprio espaço cultural que é fruto de uma grande parceria com a comunidade de Itapuã. A entrada é gratuita.

    Montada a partir dos registros históricos da Casa da Música, a exposição “A Casa D’Agente” recebe esse título por entender que esse é um local formado pelo público e pelo agente produtor de cultura. Por um passeio em telas eletrônicas, o visitante poderá mergulhar na história de um dos principais espaços culturais da região.

    O ritmo da noite se inicia com o afro e o samba-reggae de Pierre Onassis. Autor de grandes composições da música baiana, Onassis canta seu grande repertório para público, como “Requebra”, “Canto ao Pescador” e “Rosa”. Juntamente com ele, o Samba e Sede apresenta o trabalho de mais de 20 anos da Família Brandão. São músicas que passam pela MPB, samba, marchinhas e bossa nova. 

    As Sussurradeiras ainda promovem intervenções lúdicas, com o objetivo de brincar e instruir, além de exercitar criações, expansões, sonhos e sorrisos. O grupo quer proporcionar uma experiência humana e poética. 


    UM MÊS DE CELEBRAÇÕES – O Aniversário da Casa da Música não para por aí. No dia 22, a partir das 09h30, a Casa da Música forma uma ala dentro do Desfile Cultural da Primavera, que no passado embelezava a orla de Itapuã com a participação dos moradores que acompanhavam com aplausos. No mesmo dia, às 18h, acontece a Fogueira Filosófica – Antigas Serestas da Lagoa do Abaeté, que conta com a participação de alunos dos cursos da Casa da Música em uma apresentação aberta para todo o público.

    A Caminhada Viva o Abaeté acontece no dia 23, às 7h, como um convite a compartilhar vivências no ecossistema de dunas e lagoas da APA Abaeté, com performances culturais e orientações sobre a trilha e o meio ambiente local. Mais tarde, às 14h, o professor Juracy Costa promove a palestra “A Educação Através do Xadrez – Benefícios Para A Saúde, Diversão e Ocupação para as crianças”.

    Para finalizar, no último sábado de setembro, dia 30, acontece uma edição especial da Sabadeira Musicada na Casa da Música, a partir das 14h.

    0 comentários: