• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Processo de Conscerto do Desejo com Mateus Nachtergaele




    A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 20 a 24 de setembro de 2017, a peça Processo de Conscerto do Desejo. O espetáculo é uma homenagem que o ator Matheus Nachtergaele faz à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

    As apresentações ocorrem de quarta-feira a domingo, às 20h. No sábado e no domingo, também serão realizadas sessões extras, às 18h. Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da quarta-feira (20), na bilheteria da própria CAIXA Cultural, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

    A peça teve sua primeira apresentação em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe poetisa, além das canções por ela adoradas.

    Nesta segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há um ano na estrada, a peça já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

    A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.



    SERVIÇO

    Teatro: Processo de Conscerto do Desejo - com Mateus Nachtergaele
    Local: CAIXA Cultural Salvador
    Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 - Centro 
    Data: 20 a 24 de setembro de 2017
    Horários: quarta a sexta, às 20h | sábado e domingo, às 18h e 20h 
    Duração: 60 minutos
    Classificação indicativa: 16 anos
    Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) 
    Vendas: às 9h do dia 20/09
    Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

    Informações gerais | CAIXA Cultural Salvador: 
    (71) 3421-4200

    0 comentários: