• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Espaços Culturais da SecultBA celebram o mês da criança





    Traquinagens, brincadeiras, diversão e arte foram os elementos utilizados para criar a programação de outubro dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Voltada especialmente para as crianças, estão previstos festivais, atividades de música, dança e teatro, além de oficinas, tudo pensado para estimular a fruição artística e o senso de pertencimento cultural nas crianças.

    Em Salvador, o Espaço Xisto Bahia promove a sexta edição do Festival Xistinho. A abertura acontece na próxima segunda-feira (02) e se estende até o dia 12, quando acontecem atividades diversas atividades formativas. O Xistinho é um projeto já consolidado no calendário da cidade, que sempre contempla atividades de teatro, música, dança, além de oficinas que dialogam entre diversos campos artísticos para a primeira e segunda infâncias.

    No bairro do Uruguai, o Espaço Cultural Alagados recebe atividades diversas voltadas para a formação e fruição infantil. No dia 18, às 15h, acontece uma oficina de Contação de Histórias para as crianças da comunidade. Já no dia 25, às 18h, o grupo Semente do Amanhã apresenta uma mostra de dança afro, enquanto que no dia 28, às 16h, a banda MS Evolução promove um show infantil especial. O Terça Cultural, projeto que já é tradicional da casa, promove uma mostra pensada pelas e para as crianças no dia 31, às 15h. 

    A peça teatral Larissa e seus amigos mágicos abre a programação infantil do Cine Teatro Solar Boa Vista, nos dias 04 e 10, às 08h. O texto conta a história de uma menina que brincava e se divertia com outras crianças até ser hipnotizada pela tecnologia. Mais adiante, nos dias 21 e 28, às 08h e às 14h, o projeto Solar da Infância pretende fortalecer o senso de cidadania, autoestima e pertencimento das novas gerações. Ainda no dia 28, a partir das 14h, acontece o musical infantil A Grande Festa, com paródias de diversos personagens animados. 

    O Centro de Cultura Amélio Amorim é palco mais uma vez do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS). Em sua décima edição, o projeto acontece de 06 a 12 de outubro, com mostras competitivas de grupos e instituições de todo o Brasil que encenam espetáculos com temas voltados para a infância e a juventude. 

    Atividades formativas e apresentações teatrais são destaques da programação especial do Centro de Cultura de Alagoinhas. Nos dias 10 e 11, às 9h e às 14h, o espetáculo infantil A Formiga e Cigarra retrata a clássica história de uma Cigarra que não se leva a sério, que zombava de sua amiga Formiga, por ela trabalhar em busca de seu sustento. Tudo era muito bom até a chegada do inverno. Já no dia 12, a partir das 14h, acontece a Oficina de Teatro para Crianças, a Roda de Brincadeiras Antigas e a apresentação do espetáculo Desmanchando o Conto. 

    Em Santo Amaro, o Teatro Dona Canô recebe nos dias 05 e 06, às 11h, 14h e 16h, o espetáculo teatral Baú de Histórias. Formado por quatro contos da literatura infantil de matrizes africana, europeia e indígena, que são contados e representados para fazer o público pensar, sentir e se identificar com outros homens de tempos e lugares diversos.

    0 comentários: