• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Lançamento do Portal Soteroprosa: olhares contemporâneos




    A ideia de criar o Soteroprosa partiu não apenas de um, mas de diversos fatores que, uma vez em confluência, tornaram possível o encontro de pessoas com formações, pensamentos e opiniões diferentes, e nem sempre convergentes, para construir o projeto. 

    Alunos oriundos da Universidade Federal da Bahia se uniram em torno de uma proposta comum: criar um espaço voltado para reflexão e torná-lo público, com o único motivo relevante: suscitar debate e pensar sobre diversos temas no Soteroprosa.

    ​A proposta do portal é expor opiniões e reflexões sobre comportamento, sociedade, política, cultura, arte e literatura, temas da contemporaneidade inseridos no contexto das formações acadêmicas de cada colunista. O grupo buscará, na medida do possível, sair da zona de conforto individual e se aventurará em “mares nunca dantes navegados”, como Camões se referiu às aventuras dos grandes navegadores, explorando múltiplos conteúdos.

    ​A menção feita à cidade de Salvador, presente no nome do site, é proposital. Com ela, o grupo irá demarcar uma posição, não apenas geográfica, mas em algum sentido próprio, numa trilha original. “O Soteroprosa é um espaço para a circulação do Pensamento em terras baianas e nordestinas, mas não se prenderá a um “bairrismo”, pois se apresenta como ambiente para criação de reflexões sobre o resto do país e do mundo, algo que informalmente apelidamos de um soterocosmopolitismo: pensar o mundo que nos cerca a partir de onde estamos, sem recusas ao que se produz em outros lugares, preservando a nossa autonomia”, como compreende Alan Rangel, um dos colunistas e idealizadores do portal. 

    Cabe ressaltar que não há pretensão em tornar o portal um espaço de produção científica. Embora a trajetória individual dos oito profissionais envolvidos esteja, em alguma medida, relacionada ao ambiente acadêmico, o objetivo principal é tornar o pensamento público, discutindo os mais diversos assuntos por meio de uma escrita acessível a todas as faixas sociais e intelectuais que se interessem. 

    A produção do Soteroprosa reflete as perspectivas e trajetórias individuais dos autores, que visam discutir sobre os mais variados assuntos, de forma clara para o leitor. E a partir de tais desdobramentos, ressaltamos que o Soteroprosa não possui afinidade ideológica, política e partidária, embora seus autores possam se posicionar livremente, sempre respeitando a independência do portal. Lembramos que não somos contrários a tais fins, somente fugiria ao nosso foco.



    PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PORTAL SOTEROPROSA:

    Quando: 26 de Agosto (Sábado), às 15h

    Onde: Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro - 2340. Corredor da Vitória

    Entrada: Gratuita


    ABERTURA ÁS 15h:

    Conferência com Prof. Dr. José Antônio Saja (Filósofo) | TEMA: Um Olhar Sobre o Contemporâneo


    APRESENTAÇÃO DO PORTAL PELOS COLUNISTAS ÀS 15h:30min

    Alan Rangel | Ana Clícia Ferreira | Carina Cerqueira | Carlos Henrique Cardoso

    Luiz Fernando Calaça | Miguel Pereira | Pierre Malbouisson | Natasha Krahn



    ENCERRAMENTO ÀS 16h:30min

    Ana Clícia (voz) e Carlosousa (violão)


    0 comentários: