• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Trio de grandes músicos se apresenta no Icba e no município de Jaguaripe




    Chegando à reta final, o Música de Agora na Bahia (MAB) 2014-2015 apresenta agora o concerto Ensemble MAB, reunindo um trio de grandes músicos eruditos em duas apresentações cujo repertório é quase todo de obras inéditas, comissionadas pelo MAB à uma nova e criativa geração de compositores.

    Essas apresentações são parte da programação do Música de Agora na Bahia – MAB, que tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

    Gratuitos, os concertos serão no Teatro do Icba - Goethe Institut e – chegando ao interior – na Escola Josias José de Souza (cidade de Jaguaripe, Recôncavo Baiano).

    Quem toca no Ensemble MAB são três dos mais destacados músicos de concerto da nova geração: Roberta Benjamin (oboé), Vladimir Bomfim (violão) e Fernanda Monteiro (violoncelo).

    A primeira é professora do seu instrumento na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

    Já Vladimir, formado pela Ufba, teve brilhante passagem pelo Conservatoire de Strasbourg (Estrasburgo, França).

    E Fernanda Monteiro é conhecida tanto pela sua atuação como violoncelista na Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), quanto à frente do duo Dois Em Um e em gravações de DVD de grandes artistas populares.

    Juntas, essas três feras interpretarão obras inéditas de autores jovens e em plena produção, como Emilio Le Roux, Jean Menezes da Rocha e João Meirelles, entre outros.

    Vale lembrar que os concertos no ICBA e em Jaguaripe serão gratuitos.


    Serviço:

    Concerto Ensemble MAB

    Dia 9 de dezembro, às 20 horas.

    Teatro do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA - Goethe Institut)


    Dia 11 de dezembro, 16h30

    Escola Josias José de Souza (Município de Jaguaripe)

    Entrada gratuita



    O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

    O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

    O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

    O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

    O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.


    Maiores informações:



    Realização:

    OCA – Oficina de Composição Agora


    0 comentários: