• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Cinema do Palacete destaca o uso das cores na história da sétima arte





    Em dezembro a cor entra em cena no Cinema no Palacete. Promovido pelo Palacete das Artes - órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) -, o projeto exibe, dias 04, 09, 11, 16 e 18, alguns filmes que buscam promover uma viagem através da história do cinema destacando a cor como elemento de expressão na linguagem da sétima arte. Começando com Um Dia, Um Gato, de Vojtech Jasný (1963), até as cores de Almodóvar em Tudo sobre minha mãe (1999), as sessões acontecem gratuitamente, sempre às 17h.

    Dia 4, em Um Dia, Um Gato, dirigido por Vojtech Jasný (Tchecoslováquia, 1963), um mágico e seu gato, que usa óculos, se apresentam em uma pequena cidade da República Tcheca. Quando os óculos do gato são tirados, as pessoas para quem ele olha mudam de cor de acordo com o caráter e suas atitudes. 

    Já em o Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante, de Peter Greenaway (Inglaterra, 1989), que será exibido dia 09, conta a história de um criminoso e sua mulher, que jantam diariamente em um restaurante. Cansada da estupidez e da grosseria de seu marido, a mulher se torna amante de um colecionador de livros, outro frequentador do lugar. Com a cumplicidade do cozinheiro, eles levam o caso adiante nas dependências do próprio restaurante, até que o marido descobre a traição. 

    Asas do Desejo, de Wim Wenders (Alemanha, 1987), estará em cartaz dia 11 e mostra dois anjos que andam por Berlim, e que, invisíveis aos mortais, leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das pessoas que encontram. Entretanto, um dos anjos, fascinado por uma trapezista, deseja se tornar humano para experimentar as emoções de cada dia. 

    Em Nostalgia, que será exibido dia 16, Andrei Tarkovski (Russia, 1983), depois de vários problemas com a censura de seu país, é exilado na Itália onde realiza seu primeiro filme no estrangeiro: um poeta que vai àquele país pesquisar a vida de um compositor russo. Acompanhado de uma atriz italiana, o poeta chega a uma cidade de banhos termais no norte italiano, onde conhece um professor de matemática. Esse é o ponto de partida para uma jornada mística e filosófica feita de imagens oníricas, ora monocromáticas, ora coloridas, em uma das mais belas locações já filmadas. 

    Por fim, no dia 18 será exibido Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar (Espanha, 1999), Na trama, uma mãe, após a perda de seu filho em um acidente, vai a Barcelona em busca do pai, hoje um travesti chamado Lola, antigo colega e amante numa montagem de Um Bonde Chamado Desejo. O longa faz referências a alguns filmes, a exemplo de Noite de Estreia, de John Cassavetes. 


    Serviço

    Cinema do Palacete
    Onde: Palacete das Artes - Rua da Graça, 289, bairro da Graça, Salvador-BA

    Filmes: Um Dia, Um Gato (Dir. Vojtech Jasný – Tchecoslováquia, 1963); 

    O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante (Peter Greenaway – Inglaterra, 1989); Asas do Desejo (Wim Wenders – Alemanha, 1987); Nostalgia (Andrei Tarkovski – Russia, 1983); Tudo Sobre Minha Mãe (Pedro Almodóvar – Espanha, 1999).
    Quando: 04, 09, 11, 16 e 18 de dezembro, sempre às 17h
    Quanto: Gratuito

    0 comentários: