• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    XI Panorama Internacional Coisa de Cinema reúne filmes baianos em mostras competitivas





    Quatorze filmes produzidos na Bahia estão nas mostras competitivas do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 28 de outubro a 4 de novembro em Salvador e Cachoeira. Dois dos filmes possuem apoio do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de patrocínio cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz): TROPYKAOS de Daniel Lisboa e Ana, de Camila Camila. 

    TROPYKAOS é um projeto de produção de longa-metragem de ficção dirigido por Daniel Lisboa que conta a história de Guima no verão mais quente dos últimos 50 anos. A cidade se prepara para mais um carnaval. É em meio a esse cenário trópico caótico, que Guima, um jovem poeta, que acredita sofrer de uma estranha doença, a “ultraviolência solar”, inicia sua busca por um aparelho de ar-condicionado redentor. O filme participará da Mostra Competitiva Nacional no festival e é o único filme baiano nessa categoria. O filme contou com o apoio do FCBA no valor de R$ 798.520,00, através do edital Setorial de Audiovisual 2012. 

    Premiado no último Cachoeira Doc como melhor curta metragem, Ana conta depoimentos de cinco irmãs criadas no interior da Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 e da educação dada por sua mãe; professora e psicótica maníaca depressiva. Ana busca uma poética que toque as inquietações do corpo, das relações de gênero e da família e participará da Mostra Competitiva de Filmes Baianos no festival. O filme tem apoio do FCBA no valor de R$ 43.695,00 através do edital Setorial de Audiovisual 2014. 

    No XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, os filmes serão exibidos em sessões seguidas por debates entre os realizadores e o público no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador, e em Cachoeira, onde o festival acontece pela primeira vez, no Cine Theatro Cachoeirano. O evento reúne produções da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Paraná, todas em primeira exibição no estado. O festival também conta com financiamento do Fundo de Cultura da Bahia, através de edital executado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do projeto Eventos Calendarizados. 


    XI Panorama Internacional Coisa de Cinema

    Quando: De 28 de outubro a 04 de novembro 
    Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha – Salvador l Cine Theatro Cachoeirano – Cachoeira 

    0 comentários: