• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Cantando & Contando CARTOLA



    A arte de um dos mais importantes compositores brasileiros, Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) continua na voz da intérprete e pesquisadora Lane Quinto, continua neste sábado e domingo,  24 e 25 de outubro (sábado às 20h e domingo às 19h), no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Shopping Salvador, sob a Direção Artística de Jackson Costa.
    Após realizar, em 2011 e 2012, elogiadas apresentações Lane dá continuidade ao Projeto no qual as músicas, as letras, a poesia e a história do mestre serão cantadas e contadas de forma intimista e interativa.
    Influenciada pelo legado de Cartola, Lane passou a estudar a vida e a obra deste cantor, compositor, instrumentista, intérprete e poeta.

    O Projeto Cantando & Contando CARTOLA foi elaborado com o intuito de levar ao público de todas as idades a histórica carreira de um músico popular brasileiro de fundamental importância para a nossa cultura. Angenor de Oliveira, o Cartola, ficou conhecido no início da carreira, por ser um dos principais fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, escolher as cores verde e rosa, tornar-se o primeiro mestre de harmonia desta escola, e ainda, compor o samba para sua Mangueira sair no primeiro desfile de Escolas de Samba do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro, tornando-se campeã. Como se não bastasse, ao longo dos seus 72 anos, Cartola construiu um legado musical de valor inestimável ao compor pérolas musicais desse gênero que melhor representa a nossa cultura e brasilidade: o samba.

             No repertório do show, músicas já consagradas pelo grande público, tais como: “As Rosas não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “Ensaboa” e “Acontece”, dentre outras composições que marcaram época e que no espetáculo encantam o público com a voz afinada de Lane Quinto. A banda que acompanha a cantora é formada pelos músicos: Kléber Aguiar, no violão e que também assina a Direção Musical e Arranjos; Ivan Sacerdote, no Clarinete e Ricardo Hardmann, na Percussão. São músicos experientes e de reconhecida competência. A Direção de Produção é de Maurício Corso e Milena Leão. O show conta ainda com a locução off de Jackson Costa e da atriz Andrea Elia que narram trechos da vida e obra do inesquecível Cartola, uma herança musical que influenciou gerações de grandes artistas.

    LANE QUINTO:
    A música passou a fazer parte da vida de Lane ainda na adolescência. Desde então tem pesquisado compositores e intérpretes brasileiros que lhe estimulam trilhar a carreira de intérprete com um seleto repertório que vai da MPB ao Samba. Em 2009 lançou o CD LANE QUINTO acústico, onde interpreta grandes nomes da Música Popular Brasileira e canções inéditas de Artistas Regionais. Em 2010 gravou ao vivo o DVD LANE QUINTO “Na Roda do Samba” em Jequié, sua cidade natal. Desde 2011 vem circulando com o Show Samb’Acústico fazendo um resgate histórico-musical de compositores brasileiros que marcaram a história do samba, bem como apresentando novos compositores do gênero; e com o projeto Cantando & Contando CARTOLA, contando um pouco da trajetória desse compositor.


    SERVIÇO:

    Show: Cantando & Contando CARTOLA com Lane Quinto
    Direção: Jackson Costa
    Datas: 24 e 25 de outubro de 2015
    Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Salvador Shopping
    Censura: 14 anos
    Ingressos:  R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) 

    0 comentários: