• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    DUO ASSAD, em turnê de 50 anos de carreira, chega a Salvador 16 de abril




    “O melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história… nenhuma antecipação poderia preparar para a impressionante flexibilidade e completa unanimidade dos irmãos brasileiros”. The Washington Post

    Formado por Sérgio e Odair Assad, o duo viaja pelo Brasil entre 8 e 29 de abril para apresentar O Clássico Violão Popular Brasileiro, em turnê patrocinada pela Petrobras. O CD – que reúne João Pernambuco e Paulo Bellinati, Canhoto e Paulo Porto Alegre, entre outros eruditos e populares – está disponível no iTunes e nas lojas.

    Com largada realizada em São Paulo dia 8 de abril, no Teatro Alfa, a turnê 2015 do duo mundialmente consagrado, formado por Sérgio e Odair Assad, percorre ao todo 14 cidades: além de Salvador – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Recife, Natal, João Pessoa, Brasília, Blumenau, Florianópolis, Curitiba, Caxias do Sul e Porto Alegre. Em maio, segue para os Estados Unidos.

    O patrocínio da Petrobras é resultado da seleção pública do Programa Petrobras Cultural. A realização é da Antares, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado cultural brasileiro e sul-americano.

    Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica desde os anos 80, os irmãos Sergio e Odair Assad se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo Yo Ma, Paquito D’Rivera e Nadja Sonnenberg, além de serem professores de importantes conservatórios.

    Com mais de 15 CDs lançados, conquistaram o Grammy algumas vezes, sendo nomeados outras tantas. O programa desta temporada traz na primeira parte obras emblemáticas, representativas do repertório que consagrou o duo internacionalmente em equilibrada escolha de clássico e popular. A segunda parte é totalmente dedicada ao novo CD.


    Sobre o CD

    O Clássico Violão Popular Brasileiro tem um pé no clássico, outro no popular. Brinca ora com um gênero, ora com outro, e finca firmemente os pés no chão da música brasileira, provando que ela consegue reunir o melhor dos dois mundos - grande complexidade harmônica e elaborados contornos melódicos com riquíssima variedade rítmica. Não é à toa que a música popular brasileira é considerada a mais sofisticada do mundo, como contam os irmãos no encarte que acompanha o CD.

    Segundo os irmãos Assad, o disco apresenta “alguns dos mais importantes arquétipos do violão solo do nosso país”. E já que a maioria das composições selecionadas para integrar o novo trabalho foi criada originalmente para violão solo, Sérgio foi responsável pela criação de arranjos, orientados por um ponto de vista estético próprio.

    Para os Assad, “a releitura de obras do passado é parte da tradição de instrumentistas brasileiros que dão seu toque pessoal às obras originais escolhidas”. E assim se fez O Clássico Violão Popular Brasileiro, que mostra a versatilidade do instrumento como o conhecemos hoje – originário da Espanha do século 19 -, de simples acompanhador a grande solista, ao longo da história da música do Brasil.

    Das antigas gerações, como a de Canhoto (Américo Jacomino, 1889-1928), João Pernambuco (João Teixeira Guimarães, 1883-1947) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), até a mais nova representação, com Paulo Bellinati (1950), o próprio Sérgio Assad (1952) e Mauricio Carrilho (1957), o CD traça um panorama do violão no Brasil e traduz o sentimento dos irmãos Assad de todos fazerem parte de uma mesma família, “ligada no tempo e espaço pelas seis cordas de nossos violões”.



    Serviço

    DUO ASSAD:

    Turnê de 50 anos, com lançamento do CD O CLÁSSICO VIOLÃO POPULAR BRASILEIRO

    16 de Abril - Teatro SESC Casa do Comércio SALVADOR 21h

    Av. Tancredo Neves, 1.109, Pituba, Edifício Casa do Comércio – Salvador Tel. (71) 3273-8543/8765

    Bilheteria: Horário 3ª f a 5ª f - Das 13h às 20h306ª f a dom. 13h até o início do espetáculo



    Fonte: Jhonatã Gabriel - Assessoria de Imprensa
     

    0 comentários: