• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Radioca é selecionado pelo Natura Musical e realiza festival em abril




    O 1° Festival Radioca está entre os projetos selecionados pelo programa Natura Musical do próximo ano. O resultado do edital nacional foi anunciado pela empresa nesta terça-feira (09) e contempla 30 artistas da Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além do 1° Festival Radioca, único em formato de evento entre os projetos selecionados, Mariella Santiago, Larissa Luz, Grupo Sertanília e A Cartilha do Samba Chula estão entre os baianos escolhidos para receber patrocínio da empresa, que irá investir R$6,4 milhões em todos os projetos. Em abril de 2015, o programa de rádio Radioca (Educadora FM 107.5), que apresenta semanalmente as novidades da música brasileira contemporânea independente, realiza seu primeiro festival, em Salvador.

    Com participação de oito artistas relevantes do cenário musical de várias regiões do país, o 1° Festival Radioca irá promover novos talentos da música brasileira e baiana, com transmissão ao vivo via internet, discotecagens, gravação de clipes e outras ações de promoção dos artistas e integração com o público.O evento conta com a curadoria e co-produção do jornalista Luciano Matos e os músicos Ronei Jorge e Roberto Barreto (Baiana System), todos com vivência no cenário da nova música brasileira. 

    Para Carol Morena, coordenadora geral do 1° Festival Radioca, é fundamental que empresas apoiem e cenário cultural, principalmente os artistas que não estão sob o olhar da grande mídia. "Ficamos muito felizes pela seleção do Natura Musical, que tem envolvimento com a cultura, pois irá nos possibilitar tirar do papel um projeto que pretende ser relevante para a cena musical baiana e nacional, com o objetivo de seguir anualmente", afirma Carol. 



    A seleção dos projetos do Natura Musical para 2015 foi feita por uma comissão formada pelo ex-titã Charles Gavin, os jornalistas Alexandre Matias, Kiko Ferreira e Juarez Fonseca, além do paraense Léo Bittar e da antropóloga Goli Guerreiro. Entre os selecionados estão Gal Costa, Chico César, Emicida, BNegão e os Seletores de Frequência, Elza Soares e Flávio Venturini. O 1° Festival Radioca, conta com patrocínio da Natura através do programa FAZCULTURA. 

    Radioca – No ar desde novembro de 2008, o Radioca traz para o público, em uma hora de programa, o que há de melhor e mais recente na produção musical independente da Bahia e do Brasil. O Radioca é o primeiro programa voltado para esse universo no Estado, já alcançando uma marca de 9 mil ouvintes por edição, em média, trazendo informações e músicas inéditas para os ouvintes. Reformulado em 2013, com novos quadros e novo site, o programa conta com a apresentação do jornalista e DJ Luciano Matos e dos músicos Ronei Jorge e Roberto Barreto (Baiana System), profissionais que participam e contribuem ativamente para o fortalecimento cenário musical baiano e também nacional. Entre os entrevistados do Radioca, já passaram nomes como Fernanda Takai, Lucas Santtana, Nelson Motta, Wado, Marcia Castro, Pedro Sá, Fábio Cascadura, Junio Barreto, Luisão Pereira, entre outros.



    Fonte: Renata Alves - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: