• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    V Semana Baía de Todos os Santos




    De 25 de outubro a 1º de novembro, o Gabinete Português de Leitura promove a V Semana Baía de Todos os Santos. A programação inclui exposição, palestras e missa comemorativa. O período agendado registra a descoberta da BTS, em 1501, quando nela entrou a expedição comandada por Gonçalo Coelho, um ano e meio após o Descobrimento do Brasil.

    Nesta edição, serão discutidos temas relacionados ao estudo e a solução dos problemas da travessia da BTS, histórica e socialmente feita com embarcações. O coordenador do projeto, professor e escritor Adinoel Motta Maia, reforça que o encontro pretende difundir e ampliar os estudos sobre a baía e o seu recôncavo, ainda desconhecidos da maioria da população. “A sociedade baiana e as escolas onde se ensina Geografia e História ficam convocadas a integrar esta agenda, para que seus professores estejam presentes e possam motivar seus alunos em sala de aula, com o que puderem absorver dessa experiência”.

    A programação começa no dia 25 de outubro, às 10h, com a abertura da exposição "Travessias e Terminais da Baía de Todos os Santos", seguida de homenagem ao Yacht Clube da Bahia e ao Aratu Iate Clube, que serão as primeiras entidades a receber o Selo BTS. No dia 28, às 17h, acontece a palestra do professor e arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, sobre o tema "De Salvador a Itaparica pelas Praias do Recôncavo". Na quarta (29), no mesmo horário, é a vez do tema "Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador - Itaparica, com o Plano de Desenvolvimento Regional", que será pronunciada pelo secretário de planejamento, José Sérgio Gabrielli. 

    Para falar do "Projeto Porto-Travessia em Águas Profundas da Baía de Todos os Santos", o Gabinete recebe, no dia 30, também às 17h, o arquiteto Lourenço Prado Valladares. O encerramento da Semana começará no dia 1º de novembro, da descoberta da Baía de Todos os Santos, com um convite aos baianos para assistirem a missa das 8 horas na igreja da Paróquia de São Pedro (Largo da Piedade). Após a missa, os convidados poderão atravessar o Largo da Piedade para assistir o ato solene de encerramento da Semana da BTS, na sede do Gabinete.

    A inscrição, gratuita (com direito a certificado), pode ser feita pelo e-mail: gplsalvador@gmail.com, citando a Semana BTS, pelo telefone: 71 3329 2733. Mais informações no site www.gplsalvador.com.br ou na sede do Gabinete, localizado na Praça da Piedade, sem número.


    Programação 

    dia 25 de outubro de 2014 

    10 horas - Abertura da Semana e da exposição "Travessias e Terminais da Baía de Todos os Santos" com entrega do Selo BTS.

    11 horas - Porto de Honra na Biblioteca Infante Dom Henrique


    dia 28 de outubro de 2014

    17 horas - Palestra do Prof. Arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo: "De Salvador a Itaparica pelas Praias do Recôncavo" 

    18 horas - Debates


    dia 29 de outubro de 2014

    17 horas - Palestra do secretário de planejamento José Sérgio Gabrielli: "Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador - Itaparica, com o Plano de Desenvolvimento Regional"

    18 horas - Debates


    dia 30 de outubro de 2014

    17 horas - Palestra do Arquiteto Lourenço Prado Valladares: "Projeto Porto-Travessia em Águas Profundas da Baía de Todos os Santos" 

    18 horas - Debates


    dia 1° de novembro de 2014

    8 horas - Missa no Dia de Todos os Santos na Igreja de São Pedro (Largo da Piedade)


    10 horas - Encerramento da Semana com porto de honra no Gabinete Português de Leitura




    Fonte: Clip Assessoria de Comunicação / Helane Carine Aragão

    0 comentários: