• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Muita coisa boa na 16ª edição do Festival de Lençóis




    Considerado um dos mais importantes eventos culturais do interior da Bahia, o Festival de Lençóis recebe este ano uma atração internacional. Patrice Fisher, harpista de jazz latino, veterana no festival de jazz de New Orleans, apresenta-se acompanhada pelo Grupo Arpa e é uma das atrações do segundo dia do evento, que acontece de 9 a 11 de outubro. A cada noite de festa, milhares de pessoas devem passar pela Praça Horácio de Mattos, localizada no centro da cidade Lençóis.

    As atrações nacionais também já estão movimentando o público que encontra no Festival de Lençóis a feliz união entre turismo e boa música. Jorge Vercillo, Zizi Possi e Baby Brasil sobem no palco nos dias 9, 10 e 11, respectivamente. Também tem artistas badalados da cena musical de Salvador, como Claudia Cunha, a banda de reggae Kebra Nagast e os grupos Alavonté e Spectro. O evento reúne também atrações de Lençóis, como Rodrigo V8, Emílio Cunha e o Coletivo Musical, Família Grãos de Luz e Griô, Banda Skins, Choro Labuta e Zion.

    Além da programação artística, atividades de ecoturismo e ações de mobilização social e de conscientização ambiental, desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Lençóis, farão circular pelas ruas da cidade o espírito festivo que resulta da soma entre música, celebração à natureza e turismo cultural.

    Este ano, o festival abraça o projeto Cidade Musical, que, durante os dias do evento, irá realizar shows e oficinas musicais, tendo como proposta a interação com instituições que trabalham para a preservação ambiental da Chapada, como GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis) e BRAL (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis). “Esse movimento permite que iniciativas ambientais existentes na Chapada interajam com a arte e a cultura, e que, assim, o festival dê uma contribuição valiosa para a cidade”, comenta o músico Luciano Silva, seu idealizador.

    A programação também inclui a exposição fotográfica “Unidades de Conservação da Bahia”, assinada pelo fotógrafo Ruy Rezende. Entre as imagens que serão expostas, ganham destaque as registradas na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Branca/Raso da Catarina, delimitada pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé, com muitas rochas e cânions esculpidos pela ação do tempo e da erosão. A mostra fotográfica, assim como o projeto Cidade Musical, recebe o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).

    As atividades realizadas durante o evento são um fomento à economia local e geram cerca de 200 empregos temporários diretos e mais 400 oportunidades de trabalho nos diversos segmentos de serviços na região.



    A 16ª edição do Festival de Lençóis tem patrocínio da Chesf através do FazCultura, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Petrobrás, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e Prefeitura Municipal de Lençóis. O evento é uma realização da Pau Viola Produções Artísticas e Ecoshow.

    Shows – New Orleans é a cidade da harpista Patrice Fisher, que chega a Lençóis para se apresentar junto com seu grupo Arpa. Com a experiência de quem se apresenta há mais de 30 anos no New Orleans Jazz & Heritage Festival, e tem 15 CDs lançados, a apresentação de Patrice Fisher promete um imperdível espetáculo de jazz latino na terceira e última noite do festival, dia 11.

    Jorge Vercillo, artista que é sinônimo de casa lotada por onde passa, promete ser a atração mais badalada da noite de abertura do evento, no dia 9. O show faz parte da turnê que comemora os 20 anos de carreira do artista. O repertório traz todas as canções que o público espera, como “Ela Une Todas As Coisas”, “Arco Íris”, “Me Transformo em Luar”, “Face de Narciso”, “Monalisa”, “Fênix”, “Homem Aranha”, “Que nem Maré”, entre outras. Para felicidade dos fãs, a certa altura do show, Vercillo propõe um momento intimista, em que atende a sugestões do público e as canta no formato violão e voz.

    Ainda na primeira noite do festival, apresentam-se Rodrigo V8, Emílio Cunha e O Coletivo Musical, a elogiada Claudia Cunha com um show em homenagem a Gal Costa e a badalada banda de reggae Kebra Nagast.

    Na segunda noite de festa, sobe ao palco, com grande expectativa da plateia, a sempre surpreendente Zizi Possi. Com o show “Tudo se Transformou”, ela canta o repertório do seu novo CD, homônimo, que traz o nome de um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola. No espetáculo, Zizi também apresenta canções de grandes autores da música brasileira, como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Anastácia, Dominguinhos, Guilherme Arantes, Gonzaguinha e inéditas na sua voz.

    Na mesma noite, apresentam-se também os grupos Choro Labuta, Alavontê e Família Grãos de Luz e Griô, este último em um espetáculo que irá contar a história do Reggae, unindo música, dança e teatro, com as participações de André Sampaio (Ponto de Equilíbrio), do poeta Nelson Maca, dos Bonecões de Mestre Elias e da Banda Universo Tribal.

    Na terceira e última noite do festival, além da norte-americana Patrice Fisher e os veteranos músicos do grupo Arpa, o público irá curtir uma das maiores cantoras da MPB, Baby do Brasil. Reconhecida por sua voz suave, por sua versatilidade rítmica marcante tanto nas músicas melódicas quanto nas eletrizantes, a artista irá apresentar um show baseado em seu mais recente trabalho, “Baby Sucessos”, projeto idealizado e dirigido por seu filho Pedro Baby. A noite de encerramento contará ainda com os shows das Bandas Skins, Zion e Spectro (tributo a Pink Floyd).


    PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL

    Praça Horácio de Mattos

    A partir das 19h

    Dia 9/10

    RODRIGO V8, EMILIO CUNHA E O COLETIVO MUSICAL

    CLÁUDIA CUNHA canta Gal Costa

    JORGE VERCILLO

    KEBRA NAGAST(Reggae)



    Dia 10/10

    CHORO LABUTA

    FAMÍLIA GRÃOS DE LUZ E GRIÔ (com participação de André Sampaio da banda Ponto de Equilíbrio)

    ZIZI POSSI

    ALAVONTÊ



    Dia 11/10

    BANDA SKINS

    Atração Internacional do Festival de New Orleans PATRICE FISHER & ARPA

    BABY DO BRASIL

    SPECTRO - Tributo a Pink Floyd

    ZION



    PROGRAMAÇÃO – OFICINAS

    Dias 08 e 09/10

    CIDADE MUSICAL com Luciano Silva - Oficina com a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis

    Local: Casa das Filarmônicas



    Dias 10 e 11/10

    PATRICE FISHER - Oficina com a Filarmônica de Lençóis

    Local: Centro Cultural de Lençóis




    Fonte: Salvador Update

    0 comentários: