• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    GGB apresenta as novidades da III Semana da Diversidade durante coletiva




    Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (11), em Salvador, o Grupo Gay da Bahia (GGB) apresentou as novidades da III Semana da Diversidade, que acontece entre os dias 14 e 21 de setembro.

    Estiveram presentes no evento, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador (Saltur), Guilherme Bellintani, o Chefe de Gabinete da Secult, Rômulo Cravo, o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, o fundador do GGB, Luiz Mott, e Paulette Furacão, coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

    Além dos representantes do movimento LGBT da Bahia, também estiveram presentes artistas que farão parte da grade da programação, empresários e convidados.
    Palestras, shows musicais, festival de cinema, teatro, premiação e feira de diversidade já estão confirmados na programação.

    Para o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a realização da Parada Gay da Bahia é fundamental para o fortalecimento do turismo LGBT no estado. Ainda segundo Diogo, este crescimento refletiu recentemente nas pesquisas realizadas pela Bahiatursa, onde foi constatado que a Bahia é considerada como um dos destinos turísticos gays mais procurados.

    Quem também reforça a importância dos investimento dos poderes públicos, é o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador (Saltur), Guilherme Bellintani, que ressalta que ainda há muita resistência das empresas em associar os seus produtos ao público gay.

    Já Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, enfatiza que a Parada é uma celebração do povo da Bahia na luta contra toda forma de preconceito e instrumento de visibilidade das lutas da comunidade LGBT.

    Dentre as novidades deste ano, está a 1ª Paradinha Gay do Tororó e a premiação do GGB, Honra ao Mérito na Diversidade Cultural LGBT.

    A 1ª Paradinha Gay do Tororó será realizada no próximo domingo (14), às 13h, no Largo do Amparo, abrindo a programação. O evento tem como objetivo a revitalização cultural do bairro, além de sensibilizar a população da importância da luta da comunidade contra o preconceito e toda discriminação à sociedade.

    Já a premiação Honra ao Mérito na Diversidade Cultural LGBT, acontecerá na quarta-feira (17), no Instituto de Radio Educação da Bahia (IRDEB), Federação. O evento começa às 19h, e será apresentado por Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. A noite conta com shows dos atores transformistas: Saratyelly Koslowysky, Luana Lins, Dion Santiago e Michelle Monize.

    A Semana antecede a 13ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 21 de setembro, tendo como tema: “Sem armários. Com orgulho!”.

    A realização da III Semana da Diversidade Cultural é do GGB e do Grupo Quimbanda Dudu, com patrocínio da Bahiatursa, Prefeitura de Salvador e apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Justiça, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e site Dois Terços.





    PROGRAMAÇÃO

    Além do Grupo Gay da Bahia, a realização dos eventos é do Grupo Quimbanda Dudu, com patrocínio da Bahiatursa, Prefeitura de Salvador e apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Justiça, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e site Dois Terços.

    A 1ª Paradinha Gay do Tororó abre a programação no domingo (14), às 13h, no Largo do Amparo. O evento tem como objetivo a revitalização cultural do bairro, além de sensibilizar a população da importância da luta da comunidade contra o preconceito e toda discriminação à sociedade.

    Desfile de mini trios elétricos, shows de atores transformistas e shows no palco da diversidade com participação especial de grupos culturais do bairro irão movimentar o Tororó. A Paradinha será apadrinhada pelo fundador do GGB, Luiz Mott e pela Negra Jhô.

    Na segunda-feira (15), o Cortejo Afro faz show especial em homenagem a diversidade de gênero. O evento começa às 21h, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, com ingresso a R$ 20.

    “Amparo e proteção dos LGBTs: Centros de referência e sua ampliação de temas” é a palestra que marca a terça-feira (16), terceiro dia da programação. O encontro acontece às 14h30, no auditório da Defensoria Publica do Estado da Bahia (DPE), Canela. 

    Entre os palestrantes, Dra. Bethania Ferreira, Sub. Secretária de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, a secretária Ivete Sacramento, da Secretária Municipal da Reparação (Semur) e Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia. A entrada é franca.

    Na quarta-feira (17), haverá a premiação do Grupo Gay da Bahia: Honra ao Mérito na Diversidade Cultural LGBT, no Instituto de Radio Educação da Bahia (IRDEB), Federação. O evento começa às 19h, e será apresentado por Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. A noite conta com shows dos atores transformistas: Saratyelly Koslowysky, Luana Lins, Dion Santiago e Michelle Monize.

    A palestra “A mídia como produtora de sofrimentos e homofobias”, está na pauta da quinta-feira (18). O evento será realizado das 10h às 12h30, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, Ondina.

    A atividade de extensão voltada para alunos de comunicação traz Barbara Gancia, jornalista da Folha de São Paulo e Welton Trindade, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), como palestrantes, e os professores Maurício Tavares e Malu Fontes (Facom), como debatedores. A entrada é franca, com direito à certificação. A inscrição poderá ser feita na Faculdade antecipadamente ou no dia do evento.

    À noite, no Cinema do Museu acontecerá a abertura da III Mostra de Filmes da Diversidade do Festival MixBrasil (São Paulo), às 19h. Destaque para o longa brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho”.

    O quinto dia da semana que abraça as diferenças, sexta-feira (19), vai trazer a palestra sobre moda “Workshop e montagem de uma coleção de moda”, com o estilista carioca Carlos Tufvesson. O evento será realizado das 15h às 18h, na Universidade Salvador – UNIFACS (Prédio de Aulas 8 – Campus Iguatemi - Caminho das Árvores), com coordenação da professora Elizabeth Dantas. A entrada é franca, com direito à certificação. A inscrição poderá ser feita através do e-mail diversidademoda@gmail.com.

    No sábado (20), acontece a terceira edição da Feira da Diversidade Cultural, no Largo Dois de Julho. Com foco no fortalecimento do empreendedorismo individual e promoção de produtos e serviços relacionados à diversidade LGBT, o evento será realizado das 8h às 20h.

    Aberta ao público, a feira, que conta com estandes de produtos e serviços, gastronomia, moda e entretenimento e terá ainda shows transformistas e 5 atrações musicais.



    13ª PARADA GAY DA BAHIA


    O último dia da Semana da Diversidade acontece no domingo (21), com a coletiva de imprensa no foyer do Teatro Castro Alves, marcada para às 12h. Jornalistas, artistas, autoridades e membros da sociedade civil irão se reunir para ouvir as novidades da Parada Gay e fazer um balanço geral da III Semana da Diversidade.

    No palco da diversidade, intitulado este ano como “Preto, preto, pretinho!”, as atividades começam a partir das 11h, no Largo do Campo Grande, com shows de artistas transformistas e shows de Mr. Armeng, Dão & Caravana Black, Vércia Gonçalves e Carla Cristina.

    O desfile de trios elétricos começa às 15h, com o trio oficial do GGB. A programação será encerrada às 21h30. O padrinho da 13ª Parada Gay será Carlos Tufvesson.

    (Fotos: Genilson Coutinho)



    Fonte: Helder Azevedo

    0 comentários: