• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Primeira Seletiva do Ballet Bolshoi em Itabuna




    O programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - traz para Itabuna, pela primeira vez, a seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2014.

    O Viv-à-rte foi instituído para oferecer aos adolescentes orientação especial com fins de estimular o protagonismo juvenil visando à qualidade de vida por meio de atividades sócio-educativas. Inspirados por este contexto e para facilitar o trabalho dos educadores sociais de dança o programa ofereceu, em Maio deste ano, um curso de formação no método de Ballet Russo trabalhado pela Escola Bolshoi.

    O curso foi ministrado pelo bailarino itabunense Joadson Costa Souza que é formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Para Dayse Santos, coordenadora do Viv-à-rte “a formação foi de grande importância por oportunizar novos conhecimentos aos educadores e favorecer o desempenho dos alunos para a seletiva”. A coordenadora ressalta ainda que “Joadson é o primeiro bailarino itabunense a se formar pela Escola Bolshoi no Brasil e Ele foi egresso do Ballet Corpore”.

    A seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende aos objetivos do Programa e da Fundação uma vez que favorece o despertar da auto-estima, bem como o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social. “A realização dessa seletiva em Itabuna é muito importante porque vem cumprir a missão institucional da Fundação Marimbeta – programa Viv-à-rte – que se refere ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, elaboração de projetos de vida saudáveis e a profissionalização da juventude itabunense.”, afirma Júnior Teles, presidente da Fundação Marimbeta.

    Uma das prioridades da atual gestão municipal é promover o fortalecimento de uma cultura de paz e para o prefeito Claudevane Leite a proposta da seleção reforça esta finalidade. “Uma das metas de nossa administração é garantir a crianças, adolescentes e jovens oportunidades de um futuro melhor e um dos caminhos que encontramos foi o estímulo à arte e à cultura. Poder contar com uma parceria como a do Ballet Bolshoi, uma das companhias mais tradicionais e importantes do mundo, engrandece esse nosso esforço e honra Itabuna. Logo, logo, poderemos ter mais bailarinos e bailarinas de Itabuna mostrando seu talento e fazendo sucesso nos palcos do mundo. São ações como esta, a cargo da Fundação Marimbeta e dentro do Programa Viv-à-rte, que nos dão certeza de que esse investimento na inclusão social por meio da arte e da cultura, vale a pena.” declara o prefeito Vane.

    Situada em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi, única Escola do Bolshoi fora da Rússia, desde o ano 2000 oferece a todos os estudantes bolsas de estudo e benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio. 

    A seletiva acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2014 em Itabuna, no sítio 02, bairro Fonseca, onde dois membros da Escola Bolshoi farão a seleção de bailarinos e bailarinas com idade entre 08 a 17 anos. Serão priorizados adolescentes que já participam de Projetos Sociais. A audição é uma realização da Fundação Marimbeta e Prefeitura Municipal de Itabuna através do programa Viv-à-rte. Para maiores informações entre em contato através do número (073) 3211-5120 ou pelo e-mail: provivarte@gmail.com


    SERVIÇO

    O que é: Primeira Seletiva do Ballet Bolshoi em Itabuna
    Quando: 14,15 e 16 de setembro de 2014
    Onde: Sítio 02 da Fundação Marimbeta no bairro Fonseca – Itabuna-BA


    Fonte: Nuproart

    0 comentários: