• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Casa de Barro festeja seus 9 anos com a presença de Mabel Veloso




    Nesta sexta feira, 25 de julho, a Casa de Barro completa 9 anos de existência. Em comemoração acontece às 14 horas a inauguração do Espaço de Leitura Mabel Veloso, com a presença da homenageada, em seguida o Grupo Rouxinol de Teatro e Poesia se apresenta encerando a programação vespertina. À noite a festa continua nos Encontros Poéticos, com performances e recital do Coletivo Grafias, de Jaciene Andrade e o lançamento do livro “O mistério de Eduardo, de Crispim Quirino. 

    A programação foi pensada de acordo com a missão da instituição, que busca valorizar a cultura e a memória local através da arte e da educação, incentivando a escrita, a leitura e as diversas manifestações artísticas. Mabel Veloso, membro da ilustre família Veloso, é santamarense, educadora e escritora de livros infantis, tendo suas histórias e poemas servido de inspiração para diversas atividades da instituição, por isso foi escolhido o seu nome para a biblioteca infantil, que conta com um acervo de mais de 200 livros e é a mais frequentada da Casa. O Grupo Rouxinol, Coletivo Grafias e o poeta e escritor Crispim Quirino são outros exemplos do potencial da arte e da cultura no Recôncavo Baiano.

    Nesses nove anos a Casa de Barro realizou 19 projetos, recebendo 10 prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Em 2013 inaugurou sua sede em Cachoeira, com um espaço fixo para desenvolver suas atividades. De lá pra cá foram realizadas 76 atividades, incluindo qualificações para professores, oficinas artísticas para crianças e jovens, visitações de escola e universidades, jornadas pedagógicas, recitais, seminários, palestras e espetáculos. Dentre suas atividades destacam-se o Caruru dos 7 Poetas, Ourua, Dedinho de Prosa, Cadinho de Memória e Poesia Ouvida. Atualmente encontram-se abertas as inscrições para a oficina Dedinho de Prosa, Cadinho de Memória, para crianças de 08 a 10 anos, e turmas de teatro para crianças de 06 a 11 anos e jovens de 13 a 20 anos. 


    Fonte: Casa de Barro Comunicação

    0 comentários: