• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Municípios do Recôncavo reativam conselhos de cultura após os festejos juninos




    As cidades de Cachoeira e Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, se preparam para reativar seus conselhos municipais de cultura após os festejos juninos. Por conta das agendas carregadas de eventos culturais nesse período do ano, os gestores dos dois municípios pretendem convocar a sociedade civil para eleição de novos conselheiros e regularização do órgão.

    Em Cachoeira, o mandato dos conselheiros expirou e uma nova eleição está prevista para julho. “Temos o plano de cultura e a lei de financiamento à cultura. Agora faremos uma conferência municipal assim que acabar o São João”, afirma o coordenador da Secretaria de Cultura do município, Léo Cachoeira, que é um dos representantes do poder público no Conselho.

    Já em Cruz das Almas, uma das cidades mais festivas da Bahia no São João, o secretário de cultura Ronaldo Santana optou por cuidar das demandas juninas e, em seguida, realizar a eleição de novos conselheiros. Santana pretende “agilizar” a implantação do Sistema Municipal de Cultura e espera ampla participação dos agente culturais do município.

    “O Conselho já excedeu o limite de inatividade, então, nos reuniremos logo após os festejos juninos. Primeiro faremos uma reunião com as entidades culturais para discutir as eleições. Vamos dar mais prioridade à sociedade civil e temos alguns nomes do poder público. Ano passado, tivemos dificuldades por falta de informações da gestão do conselho anterior. Praticamente começaremos do zero e vamos nos reunir com os atores culturais do município para que eles façam parte do processo”, assinala.



    Fonte: CEC Bahia

    0 comentários: