• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Afoxé Filhas de Gandhy prepara edição especial de tríduo a Santo Antonio




    Com uma programação voltada para encontros com convidados especiais, mostra de vídeo, exposição fotográfica e oferecimento de iguarias da culinária afrobaiana, o Afoxé Filhas de Gandhy comemorará seus 35 anos de existência. O evento, que acontece entre os dias 19 a 21 de junho, na própria sede da associação, integra os festejos sincréticos do tríduo de Santo Antonio e do Orixá Ogum, padroeiros da entidade. 

    Através de uma roda de conversa com a diretora-fundadora e os alabês (ogãs de toques de diversos terreiros) e amigos, o público poderá saber um pouco mais sobre a memória e trajetória do Afoxé. Além dos alabês, também tocarão as percussionistas que já fazem parte da entidade. 

    "Será uma homenagem simbólica de gratidão pela grande contribuição nesses 35 Anos. No decorrer da trajetória do Afoxé, os alabês tocam os xirês dos encontros religiosos. Isso acontece na abertura do carnaval, nos festejos de Santo Antonio e no 2 de julho" esclarece Glicéria Vasconcelos, presidente da associação. 

    O Afoxé Filhas de Gandhy realiza desfiles carnavalescos, trabalhos socioculturais com mulheres, eventos de tradições religiosas de culto afro-brasileiro e é reconhecido enquanto Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Seu legado foi deixado por Negão, criador e primeiro diretor-fundador do afoxé em 1979, que antes de morrer pediu para que Glicéria desse continuidade ao afoxé feminino. 


    Confira a programação: 

    19 de junho
    19h- Recital poético
    20h- Reza a Santo Antonio
    21h- Saudação aos Orixás (alabês convidados)
    22h- Confraternização – Iguarias da culinária afro-baiana


    20 de junho
    19h-Exposição digital de fotografias / homenagem às capoeiristas, baianas e mulheres percussionistas.
    20h- Reza a Santo Antônio
    21h- Saudação aos Orixás (alabês convidados)
    22h- Confraternização - Iguarias da culinária afro-baiana


    21 de junho
    19h- Encontro da diretoria e convidados para roda de conversa em homenagem aos Alabês que contribuem para os festejos religiosos
    20h- Reza a Santo Antônio
    21h Rezacom atabaques (alabês convidados)
    22h- Xirê e Feijoada de Ogum 


    Serviço:

    Local: Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy. Rua Gregório de Mattos, 51 (ao lado do Teatro Miguel Santana) Pelourinho.

    Datas: 19 a 21 de junho (quinta a sábado)
    Horário: A partir das 19h
    Acesso: Gratuito
    Contatos: (71) 9355-7477 / 8641-0577



    Fonte: Kaiane Terra - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: