• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Perspectivas em Movimento homenageiam Dorival Caymmi




    “Caymmi e a poética dos sentidos” este será o tema da mostra final das atividades artísticas do Projeto Perspectivas em Movimento: A reinvenção da diferença que homenageará Dorival Caymmi nos dias 23 e 24 de maio, às 15h e 18h30, respectivamente, no Espaço Xisto.

    Pessoas com deficiência, pais ou responsáveis, professores e estudantes universitários realizaram ao longo deste ano oficinas de teatro, dança e palhaços, totalizando uma formação de 40 horas em atividades culturais que resultará em um grande espetáculo final.

    Além das linguagens artísticas citadas, haverá os lançamentos de um curta-metragem e uma mostra fotográfica. O documentário é produzido e dirigido pelo videomaker André Araújo e revela os processos de aprendizagens do projeto e os seus sujeitos, desde a primeira etapa, iniciada em agosto de 2013.

    O “Perspectivas em Movimento” que atua para e pelos direitos da pessoa com deficiência, realizará o evento preocupado com as dimensões da acessibilidade. Todo o espetáculo contará com um interprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), essencial para que o público surdo também tenha acesso à cultura.

    Sob as lentes de Manuela Hernandez, a mostra fotográfica divulga etapas e subjetividades dos participantes do projeto. Pessoas cegas ou com baixa visão poderão contemplar a mostra fotográfica através do sistema Braille (processo de leitura e escrita por pontos em relevo), recurso essencial de leitura e entendimento às pessoas cegas.

    A instalação fotográfica será no foyer do Espaço Xisto. Estará disponível audioguia (sistema eletrônico que fornece informações visuais sobre o que está exposto) no dia 23, às 14h e durante meia hora após o término do espetáculo. No sábado o recurso de audioguia estará disponível às 17h. No domingo, às 10h da manhã. O uso deste recurso aumenta oportunidades no acesso ao mundo visual e elimina as barreiras comunicacionais.

    Com aproximadamente 90 participantes o espetáculo que engloba as três linguagens fará uma leitura da poética dos sentidos e movimentos encontrados na obra de Caymmi. O evento será gratuito, classificação livre, aberto ao público até a capacidade máxima de 192 lugares, na Sala Principal do Espaço Xisto. 

    Os diretores artísticos do evento são os renomados professores das oficinas artísticas: Walter Eugênio Rozadilla (teatro), João Lima e Demian Reis (palhaço), Ana Luiza Reis e Edu Oliveira (dança). 

    A coordenação executiva do projeto e a curadoria do evento têm a assinatura de Ninfa Cunha, deficiente, formada em comunicação social e dançarina. Ninfa Cunha escolheu a arte para transgredir as formas em que a sociedade e suas instâncias enxergam o deficiente. O “Perspectivas em Movimento” tem um diferencial por ter uma diretoria executiva não apenas de militantes da causa, mas pessoas com deficiência que exercem participação plena e são protagonistas dos processos construídos e realizados. 

    Contemplado em edital de Formação e Qualificação em Cultura o projeto recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Perspectivas em Movimento: A Reinvenção da Diferença” é realizado pela organização sem fins lucrativos, ARCCA (Associação Para Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte), instituição fundada em Salvador e é formada por pessoas cegas e com deficiência visual. Seu principal objetivo é defender a cidadania de pessoas com deficiência por meio de projetos e ações de inclusão nas áreas de comunicação, cultura e acessibilidade.

    No ano de centenário de Dorival Caymmi, que de forma inigualável elevou os sentidos através das suas poéticas musicais, o evento será um grande oportunidade de mostrar que através da arte se pode encontrar um lugar onde as diferenças se encontram.


    Serviço: 

    O que: Espetáculo final de dança, teatro e palhaços do projeto Perspectivas em Movimento homenageiam Dorival Caymmi. Haverá também os lançamentos de um Curta-metragem e uma mostra fotográfica.

    Quem: Classificação Livre. Aberto ao público até a capacidade máxima de 192 lugares.

    Quando:23 de maio (Sexta-Feira), às 15h/ 24 de maio (Sábado), às 18h30

    Onde: Sala Principal Espaço Xisto Bahia (Biblioteca Central) 

    Contato: Ninfa Cunha (coordenadora executiva do Perspectivas em Movimento) 

    Telefone (71) 9112 5414 (TIM)/ 8744 2378 (OI).




    Fonte: Danila Jesus

    0 comentários: