• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    "Versando Caymmi" celebra centenário de nascimento do artista




    O Pelourinho entra em festa para celebrar, com música, a data em que Dorival Caymmi completaria cem anos, 30 de abril. Três shows do projeto Versando Caymmi 100 Anos nos largos do Centro Histórico integram a programação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em homenagem ao centenário do cantor, compositor e violonista que ajudou a revelar, através da música, a Bahia para o mundo. A programação iniciada no Carnaval ? quando o centenário de Caymmi foi o tema da decoração Bahia Negra: Caymmi e Ilê, e da programação musical do Carnaval do Pelô ? prossegue no mês de abril e contará com shows e outras manifestações culturais durante todo o ano em diversos espaços culturais de Salvador e de outras cidades da Bahia. Além disso, a SecultBA está preparando uma celebração especial no bairro mais cantado pelo artista: Itapuã.

    No dia 30, o projeto Versando Caymmi ? 100 Anos leva releituras do repertório de Dorival para três largos do Pelourinho. Silvinha Torres, Ângela Lopo e Robson Moraes se apresentam no Largo Pedro Archanjo com sucessos de Caymmi e de seu filho Dori. A banda Soul Tambor, liderada por Lucas Di Fiori, comanda o show no Largo Tereza Batista e, no Quincas Berro D´Água, a festa ganha sonoridade de MPB com a cantora Clau Andries, com participação de Mazo Guimarães. Os três shows começam às 21h e têm entrada gratuita.

    A programação comemorativa inclui também a exibição do filme ?Mestre Caymmi da Bahia? (2006), de Delza Schaun, em dez espaços culturais da SecultBA, em Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro, Mutuípe, Salvador (Cine Teatro Solar Boa Vista, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados), Valença, Porto Seguro e Santo Amaro. O documentário traz entrevista feita com Caymmi no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em que ele fala da carreira, momentos marcantes da vida, da saudade da Bahia, entre outros assuntos. Há também depoimentos de várias personalidades do meio artístico e cultural sobre o compositor baiano. 

    O filme integra o projeto Terças na Tela do Circuito Popular de Cinema e Vídeo dos Espaços Culturais da SecultBA. As exibições, gratuitas, serão nos dias 15, 22 e 29 de abril. Os horários das sessões podem ser conferidos no blog dos Espaços Culturais da SecultBA: www.espaçosculturaisbahia.org. Já a programação das homenagens a Caymmi em Itapuã será divulgada nos próximos dias.


    SERVIÇO:

    - Projeto Versando Caymmi ? 100 Anos
    30 de Abril, às 21 horas
    Silvinha Torres, Ângela Lopo e Robson Moraes - Largo Pedro Archanjo
    Soul Tambor - Largo Tereza Batista
    Clau Andries. Largo Quincas Berro D´Água
    Entrada gratuita



    - Filme Mestre Caymmi da Bahia (2006)
    Roteiro, direção e edição: Delza Shaun
    Dias 15, 22 e 29 de abril
    Espaços culturais da SecultBA: Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Casa de Cultura de Mutuípe, Salvador (Cine Teatro Solar Boa Vista, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Centro de Cultura de Porto Seguro e Teatro Dona Canô (Santo Amaro).

    Horários das sessões: www.espacosculturaisbahia.org
    Entrada gratuita


    Fonte: Ascom Secult BA

    0 comentários: