• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Mostra fotográfica reúne 40 imagens da festa no Palácio Rio Branco





    O brilho e a tradição dos blocos afros, a animação e a diversidade de ritmos do Pelourinho, passando pela criatividade dos microtrios. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu na última segunda-feira, 14 de abril no Palácio Rio Branco, a exposição Carnaval da Cultura. A mostra reúne 40 fotografias registradas durante a festa nos programas Carnaval do Pelô, Outro Negro, Pipoca e Outros Carnavais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Álvaro Vilella, Edson Ruiz, Lúcia Correia Lima, Rosilda Cruz e Sidnei Rocha. A exposição, que tem entrada gratuita, poderá ser visitada até 27 de abril.

    “As fotos registram em imagens a multiplicidade de alegrias, criatividades, estilos, imaginários, modalidades e personagens que animam nosso carnaval. A documentação destes carnavais tem sido trabalho da SecultBA. Nossos fotógrafos produziram expressivas imagens do Carnaval da Cultura. Nada melhor que selecionar algumas delas e colocá-las à disposição dos olhares do público, carnavalesco ou não”, afirma o secretário estadual de cultura da Bahia, Albino Rubim.

    As imagens da festa em Salvador foram registradas no Carnaval 2014 nos largos e praças do Pelourinho – que homenageou, este ano, os 40 anos do Ilê Aiyê e o centenário de Dorival Caymmi, nos desfiles do Ouro Negro – que incluem os blocos afros, de índio, de samba e afoxés, e no Carnaval Pipoca, com a criatividade e a alegria dos microtrios. Já as fotografias da festa em Maragojipe – que integra, ao lado do Palco do Rock, em Piatã, o projeto Outros Carnavais da Secult – foram feitas entre 2006 e 2012.

    A curadoria das imagens foi feita pelos fotógrafos Adenor Gondim e Célia Aguiar, pela jornalista Adriana Jacob, assessora de comunicação da SecultBA e pela produtora cultural Cristiane Taquari, coordenadora do Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA.

    A exposição Carnaval da Cultura fica em cartaz no Palácio Rio Branco, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados de domingos, das 10h às 14h. De Salvador, a mostra segue para o interior do estado, onde deve circular pelos espaços culturais administrados pela SecultBA.

    Carnaval da Cultura: Tendo como marca a diversidade, o Carnaval da Cultura reuniu uma mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de milhares de artistas. Com investimento do Governo do Estado em torno de R$ 10 milhões, possibilitou o acesso gratuito dos foliões a 218 atrações, que foram selecionadas para receber o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, considerando a qualidade e mérito das propostas, avaliadas por uma curadoria formada por profissionais altamente qualificados e de competência técnica.

    Exposição Carnaval da Cultura

    Fotógrafos: Álvaro Vilella, Edson Ruiz, Lúcia Correia Lima, Rosilda Cruz e Sidnei Rocha.
    Curadoria: Adenor Gondin, Adriana Jacob, Célia Aguiar e Cristiane Taquari.
    Coordenação Expográfica: Cristiano Cardoso
    Onde: Palácio Rio Branco – Praça Thomé de Souza, S/N- Centro.
    Quando: Até  27/04. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 14h.
    Entrada Gratuita.


    Fonte: Ascom SecultBA

    0 comentários: