• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Felipe Cordeiro apresenta em Salvador sua mistura de lambada e música pop




    Considerado um dos nomes mais relevantes da atual cena musical brasileira, o compositor e multi-instrumentista paraense Felipe Cordeiro volta a Salvador no próximo sábado, dia 12, para lançar oficialmente seu segundo disco “Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor”. Depois de fazer uma apresentação marcante em janeiro numa casa de shows da cidade, o músico se apresenta agora no Largo Teresa Batista, Pelourinho, com entrada gratuita, e tendo como convidado o maestro Letieres Leitte, da Orkestra Rumpilezz. 

    Muito bem recebido pela crítica, o novo álbum figurou nas primeiras posições em diversas listas dos melhores discos de 2013, inclusive na revista Rolling Stone, principal publicação sobre música do país. O novo trabalho, que tem produção de Kassin e Carlos Eduardo Miranda, apresenta 12 faixas, sendo 11 autorais, com uma sonoridade que mescla ritmos tradicionais como guitarradas, carimbó e lambadas com um tempero moderno e pop. O disco e o show foram selecionados pelo Edital Regional Pará do Programa Natura Musical via lei de incentivo Semear do Estado do Pará.

    Entre os destaques do disco e do show estão músicas como “Problema Seu”, parceira com seu pai, Miguel Cordeiro, que resgata a sonoridade de lambadas antigas e mambos das orquestras latinas. A pop-tropical “Ela é Tarja Preta”, que traz novamente a dupla Cordeiro acompanhada por Arnaldo Antunes e Betão Aguiar, além da também paraense Luê. A canção ganhou também uma versão no mais recente trabalho do ex-titã, intitulado “Disco”. “Um Beijo”, feita sob encomenda para o disco da cantora Lia Sophia, e que acabou virando uma parceria entre os dois paraenses. 

    A única versão do disco é “Marcianita”, música de Fernando César, lançada no Brasil antes da jovem-guarda, pelo cantor Sérgio Murilo, e que foi gravada por Caetano Veloso, Gal Costa, Os Mutantes, Léo Jaime, Alípio Martins e Maurício Pereira, entre outros. A versão de Felipe une psicodelismo e cúmbia, com vários sons de iPhone imitando frequências de naves espaciais. A letra fala da procura de um amor em Marte, já que na Terra há só desilusão.

    Dançante, rica e moderna, a música de Felipe Cordeiro é resultado da influência de seu pai, o importante guitarrista e produtor musical do Pará Manoel Cordeiro, de quem o músico diz ter herdado o gosto radical pela diversidade. O contato com uma família de músicos, fez Felipe começar cedo na música. Aos onze anos de idade estudou piano, teoria musical e bandolim na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Como compositor, lançou um primeiro disco, “Banquete” (2008) influenciado pela chamada MPB tradicional e todo cantado por intérpretes convidados. Em 2011, ele se lançou de vez na carreira como intérprete de suas próprias criações com o disco “Kitsch Pop Cult”, que teve produção de André Abujamra. 

    Para apresentar o novo disco, no palco Cordeiro (guitarra e voz) comanda um show vibrante acompanhado por banda formada pelo pai Manoel Cordeiro (guitarra e teclado), Márcio Teixeira (bateria), Betão (baixo) e Mê (percussão e backing vocals).

    SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL

    É o Programa de apoio à música brasileira da Natura, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 200 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e quase 800 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.



    SERVIÇO

    Show Felipe Cordeiro - “Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor”
    Dia 12 de abril de 2014 (sábado), às 20h
    Largo Teresa Batista (Pelourinho)
    Entrada gratuita


    Fonte: Luciano Matos - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: