• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    3ª Bienal da Bahia começa nesta quarta-feira no Teatro Vila Velha






    A Universidade Livre do Teatro Vila Velha (TVV) faz apresentação do ‘Experimento 2.1’, nesta quarta-feira (16), às 18h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), dando início à sua participação na 3ª Bienal da Bahia 2014. A entrada é franca, até atingir a lotação do casarão do MAM, que tem capacidade máxima de 300 pessoas.

    A encenação é voltada para o universo do autor teatral inglês William Shakespeare, a partir de ‘Hamlet’. Contempla ainda os 50 anos do Vila – comemorados em 2014 – e à 3ª Bienal da Bahia, que rememora as bienais baianas de 1966 e 1968, esta última interrompida pela ditadura civil e militar (que também completou 50 anos em 1º de abril), com confisco de obras de arte e prisão de artistas.

    O grupo do TVV utilizará como palco a escada do Solar do Unhão, criada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, e inspirada nas rodas das antigas carroças de madeira puxadas por bois. Lina foi responsável também pela reforma do complexo arquitetônico do Unhão na década de 1960 e a concepção do museu popular, depois transformado em MAM. O grupo realiza mensalmente cenas em processo para pesquisar montagens de seus espetáculos. Em 2013 foram apresentados seis ‘Experimentos’ baseados na obra ‘Frankenstein’, de Mary Shelley.

    De acordo com o diretor artístico do TVV, Marcio Meirelles, os 50 anos do Vila provocou uma reflexão sobre o momento atual a partir das memórias do teatro, “da mesma forma como faz agora a 3ª Bienal, que está trabalhando com as memórias da década de 1960 nas artes, reencenando as memórias das outras duas bienais baianas (1966 e 1968)”.]

    SERVIÇO:
    O que: ‘Experimento 2.1’ – Universidade Livre do Teatro Vila Velha
    Onde: casarão do MAM, Solar do Unhão, Avenida Contorno s/nº, Salvador, Bahia
    Quando: 16/04, quarta-feira, às 18h




    0 comentários: