• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Primeira HQ baiana no Catarse, o livro 38 dias conta com a compra antecipada de recompensas para a produção do quadrinho




    A jornalista e quadrinista baiana Aline Cruz lançou, essa semana, o projeto de seu primeiro livro em quadrinhos para apoio no financiamento coletivo – Catarse. Esse é o primeiro projeto baiano do segmento no site. O livro 38 dias conta a história do mochilão que Aline e o marido fizeram pela Europa, durante 38 dias, por quatro países e cinco cidades – Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Londres. A autora, que desenhou, escreveu o roteiro e coloriu a HQ, colocou o projeto no financiamento coletivo pois deseja publicar o livro de modo independente. “Eu quis mostrar meu trabalho e realizar o processo de uma maneira que pudesse contar diretamente com o público”, afirma a artista.

    O quadrinho contará com 200 páginas, e conta a experiência de passar quase 40 dias em quatro países, com hábitos e cotidianos diferentes. “Foi no meio de 2013 que decidi que faria um quadrinho sobre a experiência. Dormir em quartos alugados nas casas de desconhecidos, viajar com pouco dinheiro, sair de mochila nas costas, tentar falar os idiomas, perder vôo, ter prejuízo, ganhar coisas…tudo isso faz parte de uma viagem que se torna inesquecível e que, com certeza, merece virar uma HQ”, completa. 

    Financiamento coletivo - O financiamento funciona como uma “compra antecipada” do livro. Caso o projeto não seja bem sucedido no Catarse, todas as pessoas que contribuíram recebem o dinheiro de volta. Para o projeto ser bem sucedido, ele precisa atingir o valor mínimo. É basicamente tudo ou nada. No perfil do projeto (http://catarse.me/pt/38dias) é possível realizar o apoio, acompanhar o desenvolvimento da campanha, conhecer mais sobre a história, ler páginas e saber sobre as recompensas – que são os pacotes que podem ser adquiridos e que variam de acordo com o valor contribuído. As recompensas variam desde o livro digital até o livro impresso, canecas, camisas, ilustrações originais, quadros e a possibilidade de uma ilustração ao vivo (de até três metros), em local a escolher. Quem desejar contribuir só precisa clicar em “Apoiar este projeto”, escolher a recompensa e preencher os dados de pagamento e entrega. 

    38 dias – “Se expor nunca é fácil. Aqui, além de contar uma história que vivi, eu também tenho que conversar com as pessoas, contar a elas que esse é um projeto sério e que é basicamente uma das coisas mais importantes da minha vida atualmente, o que me deixa bastante tensa”, revela Aline. O livro tem até 29 de abril para arrecadar, com as compras de recompensas, 25 mil reais. O dinheiro será usado para impressão, entrega de livros e recompensas, além de lançamentos e impressão das revistas extras. “É bastante coisa para uma pessoa só, eu sei! Mas amo o que faço, e por isso topei o desafio”, conta. 

    A quadrinista explica também que, caso a meta seja ultrapassada, ainda haverá um lançamento em São Paulo. “Quando voltei de viagem, a primeira coisa que pensei foi que o mochilão acabou, mas que outra viagem estava começando, porque eu teria que relembrar tudo, sentir saudade, nostalgia...”, revela Aline. “A viagem ainda nem acabou, na verdade”, finaliza.

    Para apoiar:



    Para saber mais:

    Aline Cruz: 71 9259-8607





    Fonte: Maria Luisa - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: