• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Elas por Elas leva grandes artistas ao palco do TCA




    O protagonismo da mulher ganha o palco principal do Teatro Castro Alves nos dias 13 e 14 de março, às 20 horas. Um espetáculo que tem direção, cenário, figurino, iluminação e repertório assinado por mulheres. É esta a proposta do Elas por Elas, projeto realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que destaca a dimensão cultural que emerge da luta histórica das mulheres para toda uma produção feminina nos mais variados campos do fazer artístico. Além do show, a programação do Elas por Elas inclui o I Seminário e Workshop Trançados, Torsos e Turbantes na Cultura afrobrasileira: Estética, moda, arte e religião, promovido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, e um seminário sobre mulher e cultura, que será realizado pela Fundação Pedro Calmon.



    “Uma de nossas maiores prioridades é a construção de uma cultura cidadã, o que implica em observar e estimular a mudança dos valores da sociedade, muitos deles marcados pelo conservadorismo e pela intolerância de classe, racial, de gênero, de preferência sexual, cultural, regional, nacional, religiosa e política. A emergência do movimento de mulheres no mundo e no Brasil coloca em cena novos olhares, visões de mundo, sentimentos, sensibilidades e estéticas. O movimento e esta dimensão eminentemente cultural fazem uma revolução, muitas vezes silenciosa, na vida das pessoas, homens e principalmente mulheres”, afirma o secretário estadual de cultura, Albino Rubim.

    Com direção musical assinada por Andréa Daltro e direção geral de Hebe Alves, o repertório do show Elas por Elas irá dialogar com o universo feminino, através das vozes de Rosa Passos, Jussara Silveira, Marcia Castro, Inaicyra, Juliana Ribeiro e Rebeca Matta. O espetáculo tem cenário de Renata Mota, figurino de Márcia Ganem e iluminação de Irma Vidal. A abertura da noite será feita pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e contará ainda com a Cia de Circo Luana Serrat e projeções assinadas por Karina Rabinovtz e Silvana Resende.

    Já o I Seminário e Workshop Trançados, Torsos e Turbantes na Cultura afrobrasileira será realizado de 25 a 27 de março no Forte da Capoeira – Santo Antônio Além do Carmo. O evento tem como objetivo promover um momento de estudos e discussão sobre a história da estética negra, além de debater o mercado brasileiro e baiano de moda afro e a sua relação com a economia criativa e a estética negra.


    Ficha Técnica:
    Direção Musical: Andréa Daltro
    Direção Geral: Hebe Alves
    Assistente de Direção Geral: Elaine Cardim
    Cenário: Renata Mota
    Figurino: Márcia Ganem
    Luz: Irma Vidal 


    GÊNEROS MUSICAIS
    Jazz/MPB: Rosa Passos 
    MPB: Jussara Silveira
    Pop Rock: Marcia Castro
    Lírica-afro: Inaicyra
    Samba: Juliana Ribeiro
    Rock: Rebeca Matta

    BANDA BASE
    Percussão: Poliana Coelho
    Violão: Geovana Franco
    Flauta: Ingrid Steinhagen
    Acordeon: Livia Mattos
    Violoncelo: Fernanda Monteiro
    Sintetizadores: Andréa May 

    Abertura: Escola de Dança da FUNCEB

    Circo: Moças Aéreas

    Literatura e projeções: Karina Rabinovtz - Silvana Resende


    Serviço:
    Show Elas por Elas
    Quando: 13 e 14 de março, às 20 horas
    Onde: Teatro Castro Alves
    Quanto: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)



    Fonte: Ascom Secult BA

    0 comentários: