• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    A gameficação




    Quais as origens e bases da Gameficação ? Como tem sido desenvolvida nas Organizações e grupos mundo afora? E no Brasil? Que experiências o jogo traz? Como criar oportunidades e possibilidades de processos e produtos gameficados nos diversos contextos profissionais? Essas e outras questões serão vivenciadas e dialogadas no evento, que contará também com apresentação da plataforma gameficada de diálogo, o jogo D-U-Marã, criação 100% nacional.

    No próximo dia 31.03, segunda-feira, das 18:30h às 22h, no auditório do Ciranda café, na Fonte do Boi, no Rio Vermelho, o CEO paulista José Ricardo Grilo ministrará palestra vivenciada sobre Gameficação e seu impacto nas Organizações e grupos. O público alvo são gestores de RH e T&D, gestores de grupos em contextos acadêmico, corporativo, institucional, outros que lidam com educação corporativa, liderança, negociação, comunicação e desenvolvimento de competências, gestores de mídia digital, designers e profissionais de publicidade, líderes de grupos e interessados em inovação no mundo do trabalho.

    O jogo é um fenômeno que antecede a cultura, segundo o historiador Johan Huizinga, pai da teoria do jogo, em sua obra Homo Ludens (1938). Portanto, falar hoje em “gameficação”, ou desenvolvimento de processos, estratégias e relações a partir do jogo e seus princípios é algo que apenas reforça o poder do jogo no desenvolvimento humano.

    Que jogar não é ação somente de crianças, todo mundo já sabe, haja vista a contemporânea febre de adultos em jogos dos mais diversos tipos, do mais avançado virtual coletivo ao tradicional tabuleiro. De acordo com a pesquisa de Jane McGonigal em seu livro ‘A Realidade em Jogo’, da ed. Best Seller Ltda, temos mais de cinco milhões de pessoas jogando em média 45 horas por semana e 70 % dos executivos fazem uma parada todos os dias para jogar. 

    O que chama cada vez mais a atenção hoje é a crescente e promissora aplicação dos princípios do jogo no universo da atuação profissional, nas relações empresa-cliente, nos processos internos de trabalho, em treinamentos de equipes, na fidelização com produtos, na comunicação externa, isso nas mais diversas áreas, com evidências estatísticas de altos percentuais de resultados práticos do uso dessa modalidade lúdica.

    Sobre o jogo – “D-U-Marã” é um business game eletrizante, divertido e que pode ser jogado em um dia inteiro por até 24 pessoas, um exemplo nacional de sucesso e novas perspectivas desse fenômeno em nossas vidas em grupo e Organizações. Com mais de 50 turmas já realizadas em 15 empresas diferentes, com muito sucesso o “D-U-Marã” chega a Salvador através da Transludus, um empreendimento baiano voltado ao Desenvolvimento Lúdico-Criativo de Pessoas em contextos diversos - educacionais, organizacionais e livres - com uma proposta educacional inovadora pautada na expressão cocriativa de pessoas, contando em 2014 com sua 3a turma de Pós-graduação em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo, voltada pra profissionais de diversas áreas..

    Módulo “O Lúdico-Criativo nas Oganizações” - Em Salvador a Transludus está com inscrições abertas para sua 3ª turma de Pós-graduação em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas, além de oferecer cursos livres e outros formatos experienciais cocriados junto a clientes. O módulo “O Lúdico-Criativo nas Oganizações” , cujo professor é o CEO José Ricardo Grilo, acontecerá de 28 a 30 de março na Faculdade Unyahna. No dia 29, sábado, o grupo da Pós jogará o jogo “D-U-Marã”.


    Sobre José Grilo - Sócio Fundador da Uno&Verso, há 20 anos atua na área de Educação em todos os contextos: formais, não formais e corporativos.Licenciado em Pedagogia e Educação Física. Pós Graduado em Educação Motora. Criou e coordena desde 2005 a Pós Graduação em Educação Lúdica no ISE Vera Cruz, que em 2013 recebeu o prêmio Top Educação pela Editora Segmento. http://www.premiotopeducacao.com.br.
    Docente do MBA da FGV – RJ e palestrante internacional com vasta experiência em criação de programas corporativos. Docente convidado da Pós-graduação em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas, pela Transludus-BA, no módulo O Lúdico-Criativo nas Organizações.

    Em 2009 recebeu o prêmio Top Social ABVD, pelo programa o Especialista em Atendimento criado para a Ultragaz. Tem vários artigos publicados em revistas conceituadas ( Carta na Escola, Carta Fundamental, Educação e Fighter Magazine ). Criou o Business Game D-U-Marã.http://dumara.com.br
    Poeta por vocação, acredita que somos todos unos na poesia do viver. Facilitador credenciado do programa Young Americas Business Trust da OEA /USA.



    SERVIÇO

    Data: 31 de março de 2014, segunda-feira
    Horário: 18:30 às 22:00h
    Local: Auditório do Ciranda Café, Rua Fonte do Boi, n.131, Rio Vermelho
    Palestrante: José Ricardo Grilo – SP 
    Entrada: R$ 40,00 (vagas limitadas)

    Realização: Transludus – Ludicidade e Desenvolvimento Criativo - Daniela Gomes – 71 3488-2007 / 9962-2468 


    Fonte: Doris Pinheiro - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: