• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Vamos ajudar a limpar o mar de Salvador!!!




    Mar limpo em Salvador é o objetivo de vários mergulhadores

    O Projeto Fundo Limpo vai limpar o mar antes e depois do carnaval em Soterópolis 


    A consciência ambiental marinha é a grande preocupação do grupo do Projeto Fundo Limpo em Salvador. Criado pela Escola e Operadora de Mergulho Galeão Sacramento, o Projeto nasceu em 1994 e desde lá, reúne quatro vezes por ano, um mutirão de mergulhadores para limpar o fundo do mar. O Objetivo, além de conscientizar quem está pela areia , é tirar o máximo de lixo do fundo do mar em um momento turístico forte em Salvador (no caso desta limpeza de agora) como é o Carnaval. 

    A ação limpará toda a extensão da Praia da Barra (uma das mais procuradas por turistas e por soteropolitanos também), nos dias 26 de Fevereiro e 06 de Março tanto do fundo do mar quanto da faixa areia. Antes e depois da festa de Momo. 

    A nossa ideia é trazer à luz da consciência pública o mal que pode ser feito tanto ao mar, quanto as próprias pessoas, o lixo que é descartado na praia. Podemos perder a flora e a fauna marinha. Além disso as pessoas podem se machucar até com um caco de vidro enquanto se divertem. Nosso cunho além de ser voltado para proteção do mar, gira em torno também da educação de cada pessoa que gosta de curtir o sol e seu dia de lazer na praia. Afinal, não custa tanto levar seu lixo até a lixeira mais próxima e ajudar a si mesmo e a beleza marinha”, comenta uma das fundadoras do projeto, a ativista ambiental Lis Braga. 

    Para a realização da limpeza, o Projeto Fundo Limpo contará com a participação de uma equipe de pelo menos 20 mergulhadores scuba (com cilindro de ar comprimido), 20 mergulhadores em apneia (snorkell, nadadeiras e máscara de mergulho) - que estão sendo treinados devidamente e gratuitamente pela equipe da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, além dos voluntários para coleta em areia. Ao todo, serão aproximadamente 70 pessoas, além dos dois mergulhadores cientistas, responsáveis pela análise da metodologia e do material coletado.

    Serão oito equipes de mergulhadores (duas scuba e duas apneia em cada um dos quatro pontos de mergulho determinados) que estarão nos seguintes locais: Cristo Redentor da Barra, Farol da Barra, Hospital Espanhol e Porto da Barra.

    E ainda este ano em Abril, o Projeto participará pela primeira vez do grande evento Padi Festival no Anhembi em São Paulo. Mais um passo para que a Bahia seja mais respeitada na criação da consciência ambiental social. 





    Programação

    Limpeza nos dias 26 de Fevereiro e 06 de Março/2014 

    08 às 12h e 14 às 18h: Limpeza de fundo do mar

    10 às 12h e 16 às 18h: Limpeza de praia

    14 às 18h: Triagem do material coletado e acondicionamento do material;

    18h30: Envio do material para estudo.

    Maiores informações sobre como ajudar no Projeto Fundo Limpo : Galeão Sacramento / projetofundolimpo@gmail.com


    Fonte: Adriana Favilla - Gema Carioca Consultoria




    0 comentários: