• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Santa Bárbara e Iansã




    Hoje, dia 04 de dezembro, quarta-feira, o Centro Histórico se veste de vermelho e branco para celebrar uma das maiores festas religiosas do calendário popular da Bahia. A tradicional Festa de Santa Bárbara mais uma vez conta com uma grande homenagem no Largo do Pelourinho, marcada pelo respeito e devoção, celebrada pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Durante a tarde e a noite, uma extensa programação artística, formada por 16 atrações como Fora da Mídia, Samba Chula de São Braz e Nelson Rufino, dá continuidade às homenagens ao dia festivo em todos os largos do Pelourinho. A Festa de Santa Bárbara é realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

    Patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do Governador do Estado, a festa marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade. Santa guerreira, é também lembrada como madrinha dos bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são o vermelho e o branco. A Festa de Santa Bárbara demonstra a importância das práticas religiosas e da diversidade para a cultura do povo baiano. Estima-se que, a cada ano, mais de 12 mil fieis participam da saudação à Santa pelas ruas do Centro Histórico.

    Na quarta-feira, 04, às 5h da manhã aconteceu a Alvorada, que marcou o início da festa com a tradicional queima de fogos no Largo do Pelourinho. Ainda pela manhã, às 8h, foi realizada a missa campal, no mesmo lugar. Ao final da missa, uma procissão seguiu até o quartel do Corpo de Bombeiros. Além das homenagens à Santa, o dia 04 de dezembro também oferece vários carurus pela região, geralmente logo após a procissão. Os do Mercado de Santa Bárbara e do Mercado de São Miguel são alguns dos mais tradicionais.


    Samba e tradição

    A partir das 14h30, os largos de todo o Pelourinho são tomados pelo samba, o ritmo genuinamente afrobrasileiro que dá o tom lúdico à programação cultural da festa, após a celebração religiosa.

    O Largo Pedro Archanjo será movimentado por grupos de destaque no cenário atual do samba baiano, são as atrações Fora da Mídia, Bambeia e Sangue Brasileiro. No Largo Tereza Batista, o recôncavo é bem representado por Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum'G, que abre a tarde de festa. Logo após, tem a originalidade da banda Sambatrônica, e o batuque afrobrasileiro do samba de roda da banda Barlavento. Já no Largo Quincas Berro D'Água, os grupos Samba Maria e Amoroso Samba, e a cantora Claudya Costa, demonstram, em um dia importante como o de Santa Bárbara, a força e destaque da presença feminina no samba baiano.

    O Terreiro de Jesus terá em seu palco o Grupo Trivial, sempre com um repertório que resgata o autêntico samba de raiz. A cantora Gal do Beco, presença forte em algumas das principais festas populares da Bahia, também fará uma apresentação especial. E o grupo Negros de Fé será responsável pelo show de encerramento da noite.

    No Largo do Pelourinho, às 13h30, já acontece a apresentação de Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo. Mais tarde, uma parte da história do samba de roda do recôncavo baiano estará presente no Pelourinho. É o Samba Chula de São Braz, que vem trazendo com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. E também é tradição da Bahia o grande sambista Nelson Rufino, que lança, no dia de Santa Bárbara, o seu novo DVD, e recebe como convidados Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco e Walmir Lima. De noite, será a vez de Juliana Ribeiro prestar sua homenagem ao dia. Uma das principais vozes do samba atual, a cantora se faz presente a partir das 20h.

    A Festa de Santa Bárbara é um dos eventos que abrem o calendário das festas populares, junto com o Dia do Samba (02), e já prepara o Pelourinho e a Bahia como um todo para a alta estação, com a temporada de Verão, quando acontece algumas das principais festividades do estado.


    Festa de Santa Bárbara - Pelourinho - 04 DE DEZEMBRO

    Jorginho Commacheiro e Claudete Macêdo 

    Largo do Pelourinho 

    13h30 


    Samba Chula de São Braz 

    Largo do Pelourinho 

    15h30 


    Nelson Rufino e Convidados - Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco, Walmir Lima 

    Largo do Pelourinho 

    17h30 


    Juliana Ribeiro 

    Largo do Pelourinho 

    20h 


    Fora da Mídia 

    Largo Pedro Archanjo 

    14h30 


    Bambeia 

    Largo Pedro Archanjo 

    17h 


    Sangue Brasileiro 

    Largo Pedro Archanjo 

    19h30 


    Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum'G 

    Largo Tereza Batista 

    14h30 


    Sambatrônica 

    Largo Tereza Batista 

    17h 


    Barlavento 

    Largo Tereza Batista 

    19h30 


    Samba Maria 

    Largo Quincas Berro D'Água 

    14h30 


    Amoroso Samba 

    Largo Quincas Berro D'Água 

    17h 


    Claudya Costta 

    Largo Quincas Berro D'Água 

    19h30 


    Grupo Trivial 

    Terreiro de Jesus 

    15h 


    Gal do Beco 

    Terreiro de Jesus 

    17h30 


    Negros de Fé 

    Terreiro de Jesus 

    20h


    Fonte: Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI

    0 comentários: