• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Exposição Conversa Tranquila na Praia da Paciência segue em cartaz



    Conversa Tranquila na Praia da Paciência é o título da primeira exposição individual do artista plástico paulista Paulo Whitaker em Salvador. A mostra inédita ficará em cartaz até o dia 07 de dezembro, na Roberto Alban Galeria de Arte e é uma homenagem a Salvador.

    A obra de Paulo Whitaker não pode ser inserida no âmbito do Expressionismo abstrato nem chamada color field painting – que possui expoentes como Mark Rothko e Clyfford Still - entretanto sua obra seria impensável se deixássemos de levar em consideração qualquer uma dessas tendências. Dono de um estilo específico o qual se recusa a nomear, Paulo Whitaker pinta com cores densas em telas de grandes dimensões nas quais as principais preocupações são a forma e o vestígio gestual, a evidência do próprio processo criativo. Sua pintura leva em consideração a bidimensionalidade natural do suporte e não se dobra nem à perspectiva, nem a oposições de luz e sombra, sobrando apenas linhas e massas. 

    "A espinha dorsal do que é hoje o meu trabalho vem de 1989, quando criei um alfabeto próprio de formas e conteúdos. Desde então as minhas construções e formas vêm se desenvolvendo. É como se fosse a criação de uma música instrumental, por exemplo", afirma Paulo Whitaker. A partir do trabalho do artista questiona-se com tenacidade o que existe hoje ainda para ser pintado. Esta problemática é isolada em um repertório de formas, que é ampliado e sofre variações, sempre retornando a um tema que se repete. 

    "Conheço artistas contemporâneos baianos como Mário Cravo e outros tantos, e fico muito feliz com esse crescimento em quantidade e qualidade das obras. Destaco aqui o papel fundamental da Roberto Alban Galeria de Arte. Tenho certeza que este espaço vai ampliar a participação dos artistas baianos no mapa nacional e internacional dos grandes eventos de arte. Cito também o grande evento que será realizado em 2014, a Bienal de Arte da Bahia", ressalta o pintor paulista, que inspirou a seleção dos trabalhos que vai expor na Praia da Paciência, no Rio Vermelho.


    Paulo Whitaker 

    O artista plástico vive e trabalha em São Paulo. Pintor e desenhista, Paulo Whitaker formou-se em Educação Artística na Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc/SC, em 1984. Com uma sólida carreira nacional, suas obras estão em acervos de importantes instituições e museus como: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC/USP, Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR, Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB/Faap e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

    Entre diversas exposições, participou das 20ª e 25ª edições da Bienal Internacional de São Paulo, em 1989 e depois em 2002. Entre 1991 e 1992, foi artista residente no Plug In, em Winnipeg, no Canadá, em E-Werk Freiburg, na Alemanha, e, em 1999, no The Banff Centre for the Arts, também no Canadá. Naquele mesmo ano participou da exposição Arte Contemporânea Brasileira sobre Papel no MAM, em São Paulo, e, em 2001, participou da 3ª BIENAL DO MERCOSUL em Porto Alegre. Já em 2007, ele participou da Biennale de Montreal, no Canadá.

    Paulo Whitaker recebeu, em 1993, o Prêmio Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e, em 1998, no VI Salão Nacional Victor, o Grande Prêmio no Museu de Arte de Santa Catarina.


    Serviço

    Exposição Conversa Tranquila na Praia da Paciência – Paulo Whitaker
    Período: até 07 de dezembro de 2013
    Local: Roberto Alban Galeria de Arte - Rua Senta Pua nº 53, Ondina / Salvador / BA
    Funcionamento: de segunda à sexta, das 10 às 19h / sábado, das 10h às 13h
    Entrada Gratuita
    Telefone: 71 3243-3982



    Fonte: Texto & Cia

    0 comentários: