• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    MAM-BA começa programa de formação de curadores com incentivo da FUNARTE





    Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para a seleção dos projetos curatoriais que serão desenvolvidos nas atividades do Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores, edital Contemplado pela 10ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.
    Criado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o projeto tem o objetivo de estimular o pensamento, a concepção e a pesquisa curatorial no contexto local, com atividades voltadas para artistas, pesquisadores, jovens curadores e profissionais de diversas áreas, com alguma experiência na área ou interessados em começar a desenvolver trabalhos. 

    O processo de seleção apontará cinco selecionados que, ao longo do ano de 2014, terão a oportunidade de desenvolver um projeto curatorial de sua própria autoria acompanhados pelo artista visual Ayrson Heráclito (BA) e pelos pesquisadores Márcio Harum (SP) e Rodrigo Moura (MG), por meio de encontros presenciais e virtuais.

    Os interessados em participar devem elaborar uma proposta de projeto curatorial seguindo as orientações do Anexo II. A proposta deve ser enviada pelo correio entres os dias 20 de novembro e 20 de dezembro de 2013, via Sedex, com aviso de recebimento, acompanhada de anexos preenchidos e da documentação requerida no edital para o endereço do Museu de Arte Moderna da Bahia: Av. Contorno, s/nº. Solar do Unhão. CEP 40060 – 060 Salvador-BA. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, mas apenas uma proposta de cada proponente poderá ser selecionada.

    Prioritariamente destinada aos residentes no interior do estado que comprovem não possuir condições de se manter na capital durante a realização do curso, poderá ser disponibilizada uma bolsa auxílio no valor de R$400,00 para um entre os cinco candidatos selecionados, desde que atenda às condições de solicitação disponíveis no Anexo III. Caso também atenda às condições previstas no Anexo III e nenhum candidato oriundo do interior seja selecionado, um candidato da capital poderá dispor da bolsa.

    A lista dos projetos selecionados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição foi divulgadoa no dia dia 23 de agosto, quando o edital do Museu-Escola Lina Bo Bardi | Formação de Curadores, criado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), foi um dos contemplados. Como incentivo, a instituição receberá R$ 100 mil para investir na qualificação de novos curadores. A apresentação do edital foi realizada no dia 31 de outubro, quando representantes do museu esclareceram questões sobre o processo e discutiram o trabalho de curadoria em mais uma edição do MAM Discute Sistema e Circuito das Artes, na Sala Walter da Silveira, acompanhados do artista Ayrson Heráclito, que participará do processo de formação dos selecionados.

    As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail formacuradores@gmail.com
    Mais informações pelo telefone (71) 3117-6141


    Fonte: Núcleo de Comunicação
    Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

    0 comentários: