• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    MAM-BA inicia segunda temporada de encontros sobre a Bienal




    A segunda temporada do projeto MAM Discute Bienal retoma no dia 20 de setembro as discussões sobre a 3ª Bienal da Bahia. O evento acontece na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, das 9h às 12h, com entrada gratuita. A partir do tema O que é origem?, o artista porto-riquenho Luis Berríos-Negrón levará ao público um debate sobre arte e design. 

    Na primeira temporada do projeto, ocorrida de maio a agosto deste ano, os participantes debateram ideias e expectativas sobre a Bienal da Bahia. A proposta desta etapa foi discutir plataformas para a realização do evento de arte, que acontece entre maio e setembro de 2014. Agora, os encontros acontecem mensalmente e vão ajudar a entender melhor o projeto, sua estrutura temática, os processos de montagem e procedimentos necessários para realizar uma Bienal. 

    Com abertura marcada para o dia 29 de maio do ano que vem, a 3ª Bienal da Bahia contará com 100 dias de exposições e atividades educativas, que vão ocupar diferentes espaços culturais e sociais da capital e do interior do estado. O diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende, que integra a direção geral da Bienal, ressalta que as exposições e atividades educativas estarão não só dos museus de Salvador e nos centros culturais do estado, mas também na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nas universidades e em outros locais expositivos, inclusive residências e espaços menos convencionais. 

    Na última quinta-feira, 5, a proposta curatorial do evento foi apresentada durante uma edição especial do projeto Leituras Públicas, promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que aconteceu no Quadrilátero da Biblioteca Pública. Mais de 50 participantes, entre artistas, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil puderam conhecer as diretrizes do projeto, que foi lido por Marcelo Rezende e pelo artista visual Ayrson Heráclito. 


    Conheça o artista convidado 

    Luis Berríos-Negrón, natural de San Juan, Porto Rico, e radicado em Berlim, é um artista cujo trabalho se concentra em artes visuais, economias de material e customização em massa. Mestre em Arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Bacharel em Belas Artes pela Parsons School of Design, o artista participou de exposições individuais e coletivas em mais de 10 países e já recebeu inúmeros prêmios. 


    MAM Discute Bienal - O que é origem? 

    Convidado: Luis Berríos-Negrón 
    Local: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado da Bahia) 
    Data: 20 de setembro 
    Horário: 9 às 12hs 

    Fonte: Núcleo de Comunicação MAM-BA

    0 comentários: