• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    POU - Processo de Ocupação Urbana




    POU - Processo de Ocupação Urbana é o novo projeto do Sistema Kalakuta. É uma iniciativa de ocupar espaços públicos ociosos com intervenções artísticas coletivas, na maioria das vezes, tendo a música como elo mediador de questionamento, posicionamento e atitude do artista perante o seu meio social. 

    Neste domingo, 21 de julho, o Sistema Kalakuta realiza a sua primeira intervenção musical, com o apoio da Comunidade do Tambor, em Cachoeira (BA). 

    O convidado para essa primeira ação é o Jabah Pureza, potiparapernambaiano, músico e artista visual, reside em São Félix, atualmente. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo. 

    Esta é a primeira de várias ações urbanas que serão realizadas, pelas cidades do estado da Bahia e bairros de Salvador. 

    Afinal, a música e a rua se complementam, pois ainda podem ser locais de grande liberdade para a construção de novas estéticas sonoras em sistemas de som e de outros diálogos entre a arte e o cidadão. 


    Sistema Kalakuta 

    O Sistema Kalakuta realiza trabalho de formação de público, propagação e difusão da música africana na cidade de Salvador. Formado pelos DJ’ s Dudoo Caribe e Sankofa, nasceu no Centro Histórico, no Pelourinho - local de investigação ancestral e muita efervescência cultural. 

    Dudoo Caribe, soteropolitano, músico, DJ e pesquisador da cultura popular dos sistemas de som. Possui vasto acervo de músicas da diáspora africana, e tem no Reggae jamaicano a sua especialidade. É um dos percursores do primeiro Sound System na Bahia. 

    O DJ Sankofa, ganês, de Cape Coast, mora no Brasil há onze anos. Agente propagador da cultura africana na Bahia, através da música. Outro de seus trabalhos como divulgador das músicas de seu país e continente é o programa Rádio África, da Rádio Educadora FM (Bahia). 

    Então, para colocarem as suas produções em prática, realizam a Festa Afrobeat e o Baile África Mil Grau. Os gêneros tocados em suas apresentações são, principalmente, Juju Music, Highlife, Afrobeat, Soukous, Afrofunk, Voodoo Funk. Realizam também outras ações, como projetos que envolvem o diálogo com outras linguagens e expressões artísticas: dança, artes visuais, literatura oral, sempre com o foco no que diz respeito às diásporas africanas. 


    Comunidade do Tambor e Quarta dos Tambores

    O projeto tem por objetivo criar um espaço de promoção e valorização das manifestações culturais de matriz africana, além de promover o diálogo entre os grupos culturais e artistas de resistência – música, dança e outras manifestações artísticas – com as instituições de terreiros de candomblé. Os encontros acontecem toda primeira quarta-feira do mês, na Praça Teixeira de Freitas (Praça da Liberdade), centro histórico de Cachoeira e vem ganhando legitimidade na região. Hoje faz parte do calendário de eventos culturais da cidade. 



    Serviço: 
    POU - Processo de Ocupação Urbana com o Sistema Kalakuta e Jabah Pureza 
    Domingo, 21 de julho de 2013 
    Praça Teixeira de Freitas, Cachoeira (BA) Às 16h




    Fonte: Comunicação Kalakuta Bahia

    0 comentários: