• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Mais de 30 eventos agitam o mês de agosto no Pelourinho




    Centro de referências históricas e culturais, o Pelourinho é um lugar onde o baiano se reconhece, através dos traços de sua identidade que vê em cada um de seus espaços. Para quem vem de fora, representa um grande atrativo turístico e uma forma de conhecer e viajar pela história da Bahia. 

    São milhares de pessoas que visitam o Centro Histórico todos os meses, além daqueles que transitam regularmente pelo "Pelô". Para oferecer boas alternativas de entretenimento para este público, tornando o Centro Histórico uma boa pedida para movimentar a vida social e cultural da população ao mesmo tempo em que incentiva e gera público para artistas e bandas locais, todo mês o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), disponibiliza uma diversificada programação artística. Em agosto não vai ser diferente. Serão dezenas de atrações em mais de 30 shows, dez diferentes estilos, todos os eventos abertos ou a preços populares. Ninguém vai querer ficar de fora! 

    A black music virá representada em suas diversas vertentes. Os amantes do afro pop terão muito o que curtir com Rafael Pondé, atração do largo Quincas Berro d'Água no dia 2 de agosto, com o show Afrika Bahia, baseado no repertório de seu novo disco. Também representando o gênero, a banda Preto Sábio agitará este mesmo espaço no dia 17 de agosto. No largo Pedro Archanjo, na terça-feira, 27 de agosto, a responsabilidade de representar o estilo ficará por conta da banda Percussivo Mundo Novo. O grupo exalta os elementos da cultura musical baiana, propondo uma junção entre o moderno e a raiz, com o intuito de proporcionar ao público uma experiência musical diferente. O hip hop, símbolo de resistência da música negra, sempre tem lugar no Pelourinho, e dessa vez vai ser trazido por DaGanja, cuja música traz influências do som do samba-reggae, do samba-duro, soul, dub e mpb. DaGanja estará no palco do Largo Pedro Archanjo com o show Tá no Ar, no próximo dia 21. E o reggae faz parte da mistura de ritmos da banda Zuluz, que apresentará repertório do CD Abrigo, no largo Pedro Archanjo, dia 13. 

    Para os fãs do axé, um dos mais populares gêneros musicais da Bahia, a cantora Carla Cristina promete um grande show no largo Pedro Archanjo, dia 06. A ex-vocalista do grupo As Meninas apresentará as músicas do CD Brasileira, mostrando muito da identidade baiana. 

    E, se você pensa que depois do São João o forró não tem mais vez, está muito enganado. O forrozeiro Jailton Torres vai promover o maior arrastapé, com um repertório baseado em hits consagrados do forró, em dois shows, nos dias 06 e 20 de agosto. 

    A MPB vai ocupar um grande espaço na programação, para a alegria dos apreciadores do gênero. Nos dias 10 e 27, o cantor e instrumentista Júlio Caldas apresentará no largo Tereza Batista músicas do repertório de seus CDs já lançados e releituras de clássicos da música brasileira. João D'Silva vai ser a grande atração no Largo Quincas Berro d'Água em 16 de agosto. As cantoras Ana Paula Albuquerque, Clau Andries e Marcela Bellas mostrarão a força da presença feminina na MPB e se apresentarão respectivamente nos dias 20, 24 e 31. Ainda faz parte da programação o show Sarau Caymmi em 3 Tempos, que voltará ao Pelourinho em agosto, no dia 30. A cantora Simone Mota comandará o show em homenagem a Dorival Caymmi. Entre as canções do repertório estarão Você já foi à Bahia, Coqueiro de Itapuã, Peguei um Ita, Dora, Doralice, Você Não Sabe Amar, Canoeiro, Milagre, dentre outros sucessos do consagrado compositor. 

    O pop rock, que teve um espaço especial na agenda durante o mês de julho devido às comemorações em torno do dia do rock, ainda garante seu espaço no mês de agosto. Com um repertório que passeia por grandes hits que marcaram época, além de canções autorais, o compositor e instrumentista Nando Borges levará seu show ao palco do Largo Quincas Berro d'Água, no próximo dia 09. O mesmo palco será ocupado pela banda Mensageiros do Vento, em 13 de agosto. A banda promove um rock abrangente, que traz referências a diversas sonoridades. 

    Para quem curte uma boa orquestra, a Orquestra de Pandeiros de Itapuã prepara uma bela apresentação para ficar na memória do público que for ao Largo Pedro Archanjo no sábado 17 de agosto. O repertório irá explorar os ritmos tradicionais da cultura popular, apresentando-os em uma configuração contemporânea. E quem aprecia música instrumental de qualidade vai curtir bastante os shows de Alex Mesquita (13, 30), que passa por ritmos do samba de roda, funk, jazz e música contemporânea, e da banda Retro Visor (30), que promoverá mais uma grande noite com convidados no Pelourinho. 

    Para todos os gostos, a programação busca oferecer a maior variedade de estilos que possam atrair mais gente à vida cultural do Pelourinho. Esta diversidade vai estar bem representada por atrações como Soraya Aboim, com um repertório que traz desde composições dançantes até interpretações mais intimistas. A cantora se apresentará no Largo Pedro Archanjo, no dia 02 de agosto. A banda Tabuleiro Musiquim, marcada pela influência universal da música vinda de diversas partes do mundo, faz show no mesmo palco, mas no sábado, 03 de agosto. A Tabuleiro retornará ao Pelourinho em 20 de agosto, desta vez no Largo Tereza Batista. No dia 13 de agosto, uma terça-feira, o Grupo Pirombeira agitará o público no Tereza Batista. O Pirombeira desenvolverá um diálogo entre a música brasileira de raiz e a cultura do encontro e do improviso. O Cabeça de Nós Todos, com um trabalho voltado para a busca de novos sons, de arranjos apurados, melodias poéticas e suingadas, fará show em 16 de agosto, como parte do projeto Circolando, no Largo Pedro Archanjo, e voltará ao mesmo palco em 23 de agosto. Na última terça-feira do mês, 27, será a vez da cantora Márcia Pinho trazer seu show dançante, com um repertório versátil e eclético que mistura pop, reggae, funk, salsa e samba reggae, para o palco do Largo Quincas Berro d'Água. 

    Além de todas estas apresentações contratadas pelo CCPI através do seu programa Pelourinho Cultural e oferecidas ao público de forma gratuita, damos espaço a mais artistas através da cessão de pauta dos largos para shows, em sua maior parte gratuitos ou a preços acessíveis. 

    A cantora Larissa Luz, em turnê de divulgação do disco MunDança, receberá como convidados o cantor e compositor pernambucano Otto e o bloco Cortejo Afro no show que comandará no largo Tereza Batista, no dia 02. No dia 03, o grupo Zumbi do Negro lançará no largo Tereza Batista o seu novo CD, Por Isso eu Canto. O bloco afro Olodum já está em clima de Carnaval e promoverá ensaio no dia 04, no Tereza Batista, e também no dia 25. A Escola Baiana de Canto Popular realizará no dia 09, no Largo Tereza Batista, a 9ª Mostra de Canto Popular, organizada pela cantora Ana Paula Albuquerque. No dia 10 acontecerá o II Encontro de Blocos Afoxés - Bater só no Tambor, promovendo a festa no Largo Quincas Berro d'Água. E a cantora Negra Jhô promoverá no dia 11 a 4ª edição da FeiJhoada, que terá entre os convidados as bandas Didá e Olodum, no largo Tereza Batista, enquanto no Largo Quincas Berro d'Água acontecerá a tradicional ressaca do bloco junino SamBrasil. No dia 16, o Largo Tereza Batista se tornará palco da Orkestra Rumpilezz, atribuindo à ancestral percussão de matriz afrobaiana uma roupagem harmônica moderna. No domingo, 18, o grupo Samba Questão de Gosto não vai deixar ninguém parado no Largo Pedro Archanjo. 

    Os espaços do Pelourinho estarão apoiando a execução de projetos culturais durante o mês de agosto. O Agosto Negro terá parte de sua programação realizada no Largo Tereza Batista, com o show do grupo Nova Saga no dia 17, e atrações variadas no dia 31, entre estas a banda Aspiral do Reggae. Nos dia 22 e 29, o bloco afro Ginga do Negro promoverá o Ensaio dos Afros e Afoxés, evento apoiado através do Edital setorial de Música da FUNCEB, que será realizado no Largo Quincas Berro d'Água. 

    No mês em que se festeja a Cultura Popular, dois importantes eventos serão realizados para celebrar a Capoeira, uma das mais fortes tradições vivas da Bahia. O Iê 2013 - Segundo Encontro Internacional de Capoeira Regional, apoiado pelo edital 2013 de Culturas Populares, coordenado pelo CCPI, será realizado no Largo Tereza Batista de 21 a 24 de agosto. O projeto promove um intercâmbio social, intergeracional e cultural, reunindo capoeiristas do Brasil e do mundo em torno de oficinas e rodas de capoeira, além de samba, palestras, cerimonial de formatura e shows. Na programação artística, Conexão Jamaica (21), Banda Perfil (22), Regionais do Forró (23), e no encerramento, Lazzo Matumbi (24). 

    Já o Projeto Artes em Movimento, vem comemorar os 12 anos da Associação de Capoeira Mangangá através do XII Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional de Capoeira Mangangá. Entre os dias 15 e 25 de agosto, uma série de eventos culturais acontecerão na programação, que se estenderá por diversos bairros de Salvador, mas terá o Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira) como palco central. No Pelourinho, no dia 24, o evento promoverá o Festival de Samba Reggae com Bloco da Capoeira, Tonho Matéria, Banda Abou ET Le Tam Tam do Senegal, e as participações especiais de Magary Lord, Marcio Vitor, Marcia Short, Ninha, Beto Jamaica, Dennys da Timbalada, Reinaldo, Lazinho do Olodum e Afro Jhow. 

    O Seja Você um Sambista Solidário, movimento apoiado pelo CCPI e que acontece mensalmente no Pelourinho, continuará a promover samba e solidariedade em agosto. O show tem como intuito resgatar e fortalecer o samba, e ao mesmo tempo contribuir com ações de responsabilidade social. Cada ingresso é trocado por um pacote de 400g de leite em pó, e toda a arrecadação é posteriormente distribuída pelo CCPI entre instituições sociais de Salvador. Atualmente, 20 entidades tem sido beneficiadas por esta parceria que acontece todo mês. 



    SERVIÇO 


    O quê: Soraya Aboim 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 02 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Larissa Luz, part. Otto e Cortejo Afro 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 02 de agosto, 21h 
    Quanto: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) 


    O quê: Rafael Pondé 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 02 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Tabuleiro Musiquim 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 03 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Grupo Zumbi do Negro - "Por isso eu canto" 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 03 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Alex Mesquita 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 03 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Ensaio Bloco Afro Olodum 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 04 de agosto, 16h 
    Quanto: R$ 25,00 


    O quê: Carla Cristina 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 06 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Jailton Torres 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 06 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: DaGanja - "Tá no ar" 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 09 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: 9a Mostra de Canto Popular 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 09 de agosto, 19h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Nando Borges 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 09 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Júlio Caldas 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 10 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: II Encontro de Blocos - Bater só no Tambor 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 10 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: FeiJhoada 2013 (Didá, Olodum, Afro Jhow, Bambeia, Catadinho do Samba, Sangue Brasileiro) 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 11 de agosto, 13h 
    Quanto: R$ 50,00 (individual) R$ 80,00 (casadinha) 


    O quê: Ressaca SamBrasil 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 11 de agosto, 16h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Banda Zuluz 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 13 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Grupo Pirombeira 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 13 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Mensageiros do Vento 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 13 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: I Circolando - Cabeça de Nós Todos 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 16 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Orkestra Rumpilezz 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 16 de agosto, 21h 
    Quanto: R$ 20,00 


    O quê: João D'Silva 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 16 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Orquestra de Pandeiros de Itapuã 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 17 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: AGOSTO NEGRO - Hip Hop Nova Saga 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 17 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Banda Preto Sábio 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 17 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Samba Questão de Gosto 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 18 de agosto 
    Quanto: R$ 10,00 


    O quê: Seja Você um Sambista Solidário 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 18 de agosto, 15h 
    Quanto: 400g de leite em pó 


    O quê: Ana Paula Albuquerque 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 20 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Tabuleiro Musiquim 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 20 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Jailton Torres 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 20 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Iê 2013 - banda Conexão Jamaica 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 21 de agosto, 19h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Iê 2013 - Banda Perfil 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 22 de agosto, 19h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Ensaios dos Afros e Afoxés 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 22 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Cabeça de Nós Todos 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 23 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Iê 2013 - banda Regionais do Forró 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 23 de agosto, 19h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Festival de Samba Reggae (Bloco da Capoeira, Tonho Matéria, Banda Abou ET Le Tam Tam do Senegal, Magary Lord, Marcio Vitor, Marcia Short, Ninha, Beto Jamaica, Dennys da Timbalada, Reinaldo, Lazinho do Olodum e Afro Jhow). 
    Onde: Largo Pedro Archanjo, 20h 
    Quando: 24 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Iê 2013 - Lazzo Matumbi 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 24 de agosto, 19h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Clau Andries 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 24 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Ensaio Bloco afro Olodum 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 25 de agosto, 16h 
    Quanto: R$ 25,00 


    O quê: Percussivo Mundo Novo 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 27 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Júlio Caldas 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 27 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Márcia Pinho 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 27 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Ensaios dos Afros e Afoxés 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 29 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Banda Retro_Visor 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 30 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Sarau Caymmi em Três Tempos 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 30 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Alex Mesquita 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 30 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Marcela Bellas 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: 31 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Agosto Negro - Aspiral do Reggae e atrações culturais 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: 31 de agosto, 20h 
    Quanto: entrada franca 


    O quê: Clau Andries 
    Onde: Largo Quincas Berro d'Água 
    Quando: 31 de agosto, 21h 
    Quanto: entrada franca 



    Fonte: Texto & Cia

    0 comentários: