• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    DoDendêBaiano : DaGanja





    Daganja mescla suas experiências do samba-reggae e samba-duro com traços do soul, dub, MPB, e até caribenhos. Tudo é articulado em torno das fortes batidas.

    O encontro com a música veio dos batuques em lata no quintal de casa, a bola e os games foram trocados por instrumentos improvisados com lata de leite. Que logo foram trocados pelos orginais instrumentos de percussão o ritmo era o samba-reggae que na virada dos anos 80 para 90 era o som das ruas dos guetos e das praças, como também o samba-duro agitava os finais de semana nas ruas do bairro de Águas Claras uma experiência muito importante para Alan dos Santos ou melhor DaGanja.

    Um rapper soteropolitano que já passou por grupos de rap como Testemunhaz & Afrogueto . tendo como seu primeiro registro fonográfico o disco “ A vida nos ensina “ com a banda Testemunhaz e depois veio o “ Exijo Respeito “ do Afrogueto onde participa em duas musicas do disco. 

    Em novembro de 2008 em uma parceria com a Coro de Rato e a Positivoz,  DaGanja lançou o seu disco solo intitulado de “Entre Versos e Prosas” O disco reflete a bagagem musical que o artista adquiriu em sua vivência com músicos de diversos estilos da cidade de Salvador.

    É possível perceber a influência do som do samba-reggae, do samba-duro, soul, dub, MPB, e até raízes caribenhas, que misturadas a fortes batidas de rap, fazem uma trilha perfeita para as letras que falam das ruas, espiritualidade, batalha, vitórias, conquistas, dores e amores, dentre outros assuntos, que são transformados em rimas pelo rapper. 

    “ Entre versos e Prosas” rendeu bons frutos como apresentações fora de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina com a Banda QG Imperial, além de diversas apresentações pelo interior da Bahia, é uma agenda cheia pelo circuito alternativo da cidade de Salvador. Levou o rap ao carnaval da Bahia por três anos seguidos 2008 no Trio Africa900, em 2009 no trio Bahia Sound System e 2010 no trio Sistema de som Perambulante. 

    Tambem um vídeo Clipe da musica “ Vai Buscar” realizado pela Produtora “Santo Guerreiro” , “Ideboujah” e a “Truta Filmes” que foi lançado pela Mtv em Outubro de 2010. Esse ano 2011 em Parceria com a Caixa do Lixo e a Ugang lançou dois clipes “nossos amigos” e um outro das musicas “faça acontecer & tem que ser guerreiro” . 

    Daganja é precursor do projeto Baile Black Burn, que apresenta à soterópolis os melhores artistas da musica RAP como DJ Kl Jay, Dbs e a quadrilha, Xis & Dj Rm, Jimmy Luv, Qg Imperial, Don L, Rincon Sapiência, Flora Matos, Erick Jay, Gutierrez, Xará, Pedro Vuks, Versu2, Dimak, Invés, Doga Love Dj Gug, Dj Leandro, Dudoo Caribe entre outros, já sendo reconhecido como vitrine para DJ´s e Mc´s de Salvador e do Brasil.

    Participou do Programa da Tv Cultura Manos & Minas onde Junto com o Projeto Nave apresentou duas musicas do seu disco novo que esta previsto pra ser lançando final desse ano de 2011, o disco que esta sendo gravado no Studio Beco do Som, Por Yure Loppo do “Coro de Rato Studios” uma parceria que já vem desde do disco “Entre versos e Prosas”. Conta com Produções do Mc Haggar, do Dj GuG, Do Produtor e diretor musical Plinelson, do Guitarra Carlinhos boca numa parceria com o Dj Índio, Jah Faya, e mas algumas parcerias que ainda estão em andamento.



    0 comentários: