• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Curta baiano é selecionado para 41ª edição do Festival de Gramado




    Nesta terça-feira (02 de julho), o Festival de Gramado, uma das mais importantes premiações de cinema do Brasil, divulgou a lista de concorrentes para a sua 41ª edição. O curta-metragem “Arremate”, do diretor baiano Rodrigo Luna, está entre os 16 curtas selecionados em todo o Brasil, sendo o único representante do estado nesta categoria. O festival acontece entre os dias 9 e 17 de agosto na Serra Gaúcha.

    Eleito melhor curta baiano no VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema (2012) e o melhor filme eleito pelo júri popular do Festival de Cinema Baiano (2013), “Arremate” também foi selecionado pela Mostra do Filme Livre e exibido em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, entre os meses de março e maio de 2013, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

    Com 8 minutos de duração, “Arremate” é livremente baseado no conto “We can get them for you wholesale”, do escritor inglês Neil Gaiman. A partir da premissa de um homem ciumento que considera as ofertas especiais de uma operadora de telemarketing, o filme constrói com bom humor uma forte crítica social.

    Produzido de forma totalmente independente e lançado em 2012, “Arremate” tem circulado bastante em festivais de cinema de todo o Brasil. O curta já foi selecionado pela 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 6ª Mostra CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte, VII Festival de Cinema de Cascavel, 6º VALE CURTAS - Festival Nacional de Curtas-Metragens do Vale do São Francisco – Petrolina/PE e Juazeiro/BA, e pelo Festival de Humor e Performance - Salvador/Ba.

    Sobre o diretor 

    Este é o primeiro curta-metragem de ficção assinado pelo diretor Rodrigo Luna. Antes de “Arremate”, Luna dirigiu documentários, videodanças e videoclipes de bandas independentes baianas, como Cascadura, Enio e a Maloca e Matiz, chegando até a ganhar um prêmio de melhor videoclipe independente no Festival Gramado Cine Vídeo (2006) pelo clipe da banda Plane of Mine. 

    Além de seguir promovendo “Arremate” em festivais no Brasil, Rodrigo Luna se prepara para o lançamento de “Jéssica Cristopherry”, média-metragem dirigido por ele, Paula Lice e Ronei Jorge, lançado em abril de 2013. O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia de 2011.



    Fonte: Ana Camila - Assessoria de Imprensa 


    0 comentários: