• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Festival Internacional de Bass e Tributo a Bob Marley movimentarão o Pelourinho




    Neste fim de semana, o Pelourinho, conhecido como o caldeirão musical de Salvador, vai ferver. Atrações de diversos ritmos movimentarão os largos do Centro Histórico durante a programação artística promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

    Na sexta-feira (10), às 20h, a Banda Retrovisor fará um grande show instrumental no Largo Pedro Archanjo e contará com convidados ilustres como o maestro da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, a Orquestra de Berimbaus, Dainho Xequerê e Mário Soares. 

    Na mesma noite, Marcela Bellas se apresentará no Largo Tereza Batista, às 21h. Canções da Música Popular Brasileira fazem parte do repertório da cantora, que é reconhecida pelo público e pela crítica por sua voz doce e singular, embalada em canções pop, românticas e dançantes. 

    Para esquentar o clima de outono, a banda Zé de Tonha animará o público no ritmo do forró, no Largo Quincas Berro d’Água, também na sexta-feira, às 21h. 

    Já no sábado (11), o Pelourinho será palco de tributos ao rei do reggae, o jamaicano Bob Marley. A data marcará os 32 anos de falecimento do astro. No Largo Tereza Batista, às 20h, o projeto Marley Vive! Celebrando o reggae contará com as apresentações de Kamapheu Tawa e convidados, e da banda Nova Saga. Na mesma noite, o reggae também agitará o Largo Quincas Berro d’Água com a apresentação da banda Cativeiro no show Viva Marley! 

    Ainda no sábado, o Largo Pedro Archanjo abrigará o Bass Culture Class: Brasil x Londres. Promovido pela SecultBa, o evento terá na programação a realização de workshop e apresentações musicais. O workshop com as bandas O Quadro, Os Nelsons, The Heatwave, Mc Lady Chann e Natty será realizado às 14h. Mais tarde, às 20h, os mesmos grupos farão o grande show que promete sacudir o espaço. 

    O Bass Culture Clash: Bahia X Londres, é um projeto que visa criar oportunidades e apresentar os talentos emergentes do Reino Unido no mercado musical brasileiro e os talentos emergentes brasileiros no mercado inglês. 

    As atividades do Bass Culture Clash ocorrerão ao longo do mês de maio, no Reino Unido e no Brasil e incluirão apresentações musicais e workshops voltados ao mercado da música. No Brasil, as atividades se dividirão entre Salvador e Ilhéus. 


    Dia das Mães do Pelourinho 

    As mães serão as grandes homenageadas no baile que será realizado no largo Pedro Archanjo, no domingo (12), às 16h. No palco, a Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô promete embalar o público no ritmo da gafieira, com canções que animavam os bailes dos grandes clubes soteropolitanos nos anos 80. 

    Também no domingo, o samba agitará o Largo Quincas Berro d’Água. Quem subirá ao palco será a cantora Gal do Beco. No repertório, canções dos grupos Fundo de Quintal e Revelação e dos cantores Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Alcione dentre outros. 

    Os amantes da música negra também terão espaço na programação do Pelô neste domingo. Às 17h, o rapper Daganja levará ao palco do Largo Tereza Batista o melhor da Black Music contemporânea através da mistura de ritmos que envolvem suas experiências com o samba, reggae, soul, dub e MPB. 



    Serviço 

    O quê: Banda Retrovisor e convidados 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: Sexta-feira (10) às 20h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Marcela Bellas 
    Onde: Largo Tereza Batista, 
    Quando: Sexta-feira (10) às 21h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Zé de Tonha 
    Onde: Largo Quincas Berro d’Água 
    Quando: Sexta-feira (10) às 21h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Festival Internacional de Bass (workshop) 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: Sábado(11) às 14h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Festival Internacional de Bass 
    Atrações: O Quadro, Os Nelsons, The Heatwave, Mc Lady Chann e Natty 
    Onde: Largo Pedro Archanjo 
    Quando: Sábado(11) às 20h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Marley Vive! Celebrando o Reggae 
    Atrações: Kamaphew Tawa e banda Nova Saga 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: Sábado(11) às 20h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Viva Marley 
    Atrações: Banda Cativeiro 
    Onde: Largo Quincas Berro d’Água 
    Quando: Sábado(11) às 21h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Dia das Maes (baile) 
    Atrações: Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: Domingo (12) às 16h 
    Quanto: Entrada Franca 


    O quê: Gal do Beco 
    Onde: Largo Quincas Berro d’Água 
    Quando: Domingo (12) às 16h 
    Quanto: Entrada Franca 

    O quê: Daganja 
    Onde: Largo Tereza Batista 
    Quando: Domingo (12) às 17h 
    Quanto: Entrada Franca



    Fonte: Texto & Cia




    0 comentários: