• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Bandas baianas fazem intercâmbio com artistas de Londres no Pelô, em Ilhéus e no Reino Unido




    A cena da bass music da Bahia promete aquecer muito no mês de maio! Isso porque, através da parceria entre a British Underground com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Fundação Cultural, está confirmado o BASS CULTURE CLASH, projeto que será responsável por um importante intercâmbio cultural entre a Bahia e Londres, contando com os grandes nomes da cena do bass destes dois locais como protagonistas. Como parte do projeto, acontecerão shows e workshops nas cidades de Salvador, Ilhéus e Londres, no período de 10 a 18 de maio. 

    O Bass Culture Clash: Bahia X Londres é um projeto que visa criar oportunidades e apresentar os talentos emergentes do Reino Unido no mercado musical brasileiro e os talentos emergentes brasileiros no mercado inglês. Para que isso aconteça participarão, pelo lado inglês, a referência do dancehall soundsystem londrino The Heatwave, que apresentará a sua festa ao lado da rainha do dancehall britânico – MC Lady Chann. Ainda do lado inglês, está confirmada a presença do artista Natty, revelação da nova música londrina, reconhecido também pela sua parceria musical com Ziggy Marley. Do lado brasileiro, duas bandas emergentes e promissoras representam a cena musical baiana – OQuadro, banda natural de Ilhéus e um dos mais antigos grupos de hip hop do estado, trará a nova tendência do gênero, intitulada Nova Escola (New School), buscando inovações estéticas a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Completando o time baiano, a banda Os Nelsons vem da cidade de Paulo Afonso e promete uma conexão entre as batidas baianas e o global ghettotech, sempre utilizando de tecnologia e estudo dos dub’s jamaicanos para criação de texturas musicais autênticas. 

    A “Bass Culture” ou “cultura do grave” é uma força cultural que vem transformando a cena musical de Londres e da Bahia – dois dos mais dinâmicos centros musicais do mundo. Por uma série de características, estes dois pontos foram os eleitos para serem o cenário do Bass Culture Clash. “Percebemos que a cena contemporânea da Bahia está produzindo música em consonância com Londres. E a gente quer aproximar locais distantes fisicamente mas que estão em sintonia com o cenário alternativo”, completa Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais da SecultBA. 

    As atividades do Bass Culture Clash ocorrerão ao longo do mês de maio, no Reino Unido e no Brasil e incluirão apresentações musicais e workshops voltados ao mercado da música. No Brasil, as atividades se dividirão entre Salvador e Ilhéus. O projeto inicia nos dias 9 e 10 de maio, com show e workshop em Ilhéus. Em seguida, vem para Salvador, onde também apresenta show e workshop, nos dias 11 e 12. 

    Terminada a temporada do projeto na Bahia, todos os artistas viajam para Londres, onde participarão das mesmas atividades no período de 16 a 19 de maio. Todos os shows do Bass Culture Clash contarão com a presença de todos os artistas envolvidos no projeto – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons. Os workshops abordarão temas como “Música no limite – um chamado cultural às armas para a geração do Afrofuturismo” e “Ritmos da Diáspora Africana”. 

    O projeto Bass Culture Clash faz parte do programa “Bahia Music Export”, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O Bahia Music Export apoia a promoção internacional da música da Bahia, tomando como base a riqueza do patrimônio simbólico cultural do estado. Além da internacionalização da produção artístico-cultural, o programa prevê a inserção efetiva da mesma na economia do Brasil e do mundo. As duas atrações baianas que participam do Bass Culture Clash, Os Nelsons e OQuadro, fizeram parte da terceira coletânea lançada pelo projeto em 2012. 



    SERVIÇO: 

    Agenda do Bass Culture Clash em Ilhéus 
    Show – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons 
    Data: 10 de maio 
    Horário: 20h 
    Local: Tenda Cultural 
    Ingressos: acesso gratuito 

    Agenda do Bass Culture Clash em Salvador 
    Show – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons 
    Data: 11 de maio 
    Horário: 20h 
    Local: Praça Pedro Arcanjo 
    Ingressos: acesso gratuito 

    Agenda do Bass Culture Clash em Londres 
    Show – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons 
    Data: 16 de maio 
    Horário: 19h 
    Local: The Roundhouse, London 

    Show – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons 
    Data: 17 de maio 
    Horário: 12h30 
    Local: Komedia, The Great Escape, Brighton 
    Show – OQuadro e Os Nelsons 
    Data: 18 de maio 
    Horário: 19h 
    Local: Movimientos, Notting Hill Arts Club, London




    Fonte: Secult/BA 



    0 comentários: