• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    11ª Semana Nacional de Museus no Projeto Tamar




    No mês de maio, o Projeto Tamar Cultural estará integrado a 11ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. De 13 a 24 de maio, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Praia do Forte (Mata de São João-BA) será palco de apresentações culturais, exposições fotográficas, visitas orientadas temáticas, oficinas de arte e de música, rodas de leitura, dentre outras atividades. A programação contará com o show de lançamento do CD Sapeca Musical do compositor e instrumentista Zéu, com participação de Armandinho Macêdo, dia 24 de maio, às 21 horas. A segunda atração da noite é a banda Nectar Brasil, grupo da comunidade de Diogo, no Litoral Norte 

    Sapeca Musical é o primeiro registro dos 65 anos da trajetória musical do instrumentista Zéu e resgata a cultura das comunidades do Litoral Norte brasileiro com repertório de chorinhos, frevos, lambadas e sambas de roda. Pelo talento com guitarra baiana e bandolim, Zéu ficou conhecido em todo o Litoral Norte e por artistas consagrados como o amigo e parceiro Armandinho Macêdo, de quem ganhou uma guitarra baiana azul. “Aprendi a tocar e tomei gosto pela música graças às referências dos tocadores da minha terra. Mas, infelizmente, nenhum deles deixou nada registrado para que os mais novos pudessem conhecer. Graças a Deus consegui realizar esse sonho”, comemora o instrumentista. As composições foram gravadas com o apoio do Projeto Tamar. “O Zéu é um ícone aqui da Praia do Forte e região. Ele toca muito bem e tem um trabalho profissional muito bacana. Então, nada mais justo do que o Tamar, que tem estúdio, técnicos e equipamentos de gravação, ajudá-lo”, explica o coordenador nacional do Tamar, Guy Marcovaldi. 

    A programação da 11ª Semana Nacional dos Museus no Centro de Visitantes do Tamar de Praia do Forte inclui Visitas Orientadas Temáticas, com ênfase nas ações de inserção social desenvolvidas pelo Projeto Tamar, que buscam o equilíbrio entre a conservação ambiental e a geração de alternativas de trabalho e renda para as comunidades. Também serão exibidos os filmes ‘Tamar História 1980’, ‘Responsabilidade Social’ e ‘Nossos Sonhos não Envelhecem’. O antigo faroleiro do farol Garcia D’Ávila, Seu Cajueiro, será homenageado e participará da abertura da exposição “Memórias de um Faroleiro”. Para o público infantil, oficinas de arte e rodas de leitura abordarão questões ambientais de forma lúdica. O Teatro de Fantoches dos Tamarzinhos, escolinhas e grupos de capoeira locais também participarão do evento. 

    Projeto Tamar Cultural 

    Com patrocínio da Vivo e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, o Tamar Cultural iniciou em dezembro de 2012 com objetivo de dar continuidade à programação artística realizada no espaço cultural do Centro de Visitantes da Praia do Forte (Mata de São João – BA). O projeto dinamizou a utilização do espaço e vem movimentando a cena cultural da região com a realização de espetáculos de qualidade e atividades artísticas com ingressos a preços populares e entrada franca para a população local. Desde sua ampliação em 2011, o espaço já recebeu diversas atrações de destaque da música nacional e internacional como Lenine, Stanley Jordan, João Donato, Armandinho, Geoffrey Chambers, Baby do Brasil, Lazzo Matumbi, Bahiana System, Márcia Castro, Camisa de Vênus, Dudu Lima Trio e Milton Nascimento, além das bandas do Projeto Tamar, com repertório cada vez mais caprichado. O espaço vem se consolidando como uma das melhores opções de programação cultural da região. 


    Serviço

    Projeto Tamar Cultural / 11ª Semana Nacional dos Museus 
    Show: Lançamento do CD Sapeca Musical de Zéu com participação de Armandinho Macêdo 
    Segunda atração da noite: Banda Nectar Brasil 
    Dia: 24 de maio de 2013 (sexta-feira) 
    Horário: 21h 
    Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) 
    Programação geral da 11ª Semana Nacional dos Museus: 13 a 24 de maio de 2013 
    Local: Projeto Tamar/ Praia do Forte - Mata de São João/BA



    Fonte: Trevo Produções 


    0 comentários: