• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Bienais de Arte de São Paulo e do Mercosul são temas de encontro no MAM-BA




    O projeto MAM Discute Bienal desta sexta-feira, 19, abordará a relação entre as Bienais de Arte de São Paulo e a do Mercosul, na tentativa de estabelecer um paralelo entre os dois momentos, partindo da análise das diferenças e repetições ocorridas. O encontro – que acontece quinzenalmente no Cinema do MAM-BA, das 9h às 12h – é gratuito e contará com a participação dos artistas Ieda Oliveira e Gaio Matos. A proposta do projeto é iniciar as plataformas para solidificar a Bienal Internacional da Arte da Bahia, prevista para 2014. 

    Criada pelo Museu de Arte Moderna, a 1ª Bienal Internacional de São Paulo foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1951, em um pavilhão no Parque Trianon, na Avenida Paulista, onde hoje está instalado o Museu de Arte de São Paulo. O evento reuniu 1.854 obras, que representavam 23 países. Inspirado na Bienal de Veneza, seu mentor foi o industrial de origem italiana Ciccillo Matarazzo. 

    A Bienal do Mercosul é realizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e acontece desde 1997, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de dar visibilidade à produção artística latino-americana. O evento conta com a participação dos países que fazem parte do Mercosul e de países convidados. 

    No último encontro do MAM Discute Bienal, os convidados Chico e Alba Liberato e Lia Robatto falaram sobre as bienais que ocorreram nos anos de 66 e 68, com relatos dos acontecimentos que marcaram a época, além de contar experiência de ter participado do evento. A idéia do projeto é trazer para uma discussão presente os modelos e histórias das bienais internacionais de arte, através da vivência dos artistas. 

    Conheça os convidados desta edição: 

    Ieda Oliveira nasceu em Santo Antonio de Jesus, mas vive e trabalha em Salvador. Ieda é doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), onde também se graduou em Artes Plásticas no ano de 1998. No MAM-BA, desenvolveu oficinas de Pintura Contemporânea e Performance. Além dos prêmios que já ganhou, teve sua produção em exibições nacionais e internacionais, tais como: 26ª Bienal Internacional de São Paulo, III Bienal do Mercosul e II Trienal de Luanda. 

    Gaio Matos (foto) é mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA) e professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O artista realizou diversas mostras individuais e coletivas e participou da 3º Bienal do Mercosul. Ganhou diversos prêmios, entre eles os prêmios Aquisição Residência no exterior, Aquisição Temporada de Projetos (SP, 2008), Projéteis de Artes Visuais, Funarte (RJ, 2006), Manuel Quirino, Braskem de Cultura e Arte (2004) e o 14º Salão do MAM (2007). 



    MAM Discute Bienal | Bienais de São Paulo/Bienal do Mercosul – Diferenças e repetições 

    Quando: Sexta-feira, 19 de abril
    Horário: 9h às 12h
    Convidados: Ieda Oliveira e Gaio Matos
    Local: Cinema do MAM-BA
    Gratuito
    Informações: (71) 3117-6143


    Fonte: Nucleo de Comunicação MAM-BA

    0 comentários: