• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Workshop de ‘Constelação Familiar’ acontece no próximo sábado (01)




    O primeiro dia do último mês do ano pode ser um recomeço para quem pretende entrar o novo ano (2013) com questões pessoais bem resolvidas. No próximo sábado (01 de dezembro), o psicólogo e terapeuta francês Reno Bonzon irá conduzir o workshop ‘Constelação Familiar’, das 9hs às 18h, no Espaço Diálogo - Rua Dr. João Pondé, 240, na Barra. Com mais de 10 anos de experiência na área, Reno Bonzon já aplicou a técnica no Brasil e também na França. 

    “O trabalho consiste em identificar quais são os padrões prejudiciais herdados e propõe atualizações, para que esses padrões tornem-se saudáveis. Essa mudança traz compreensão e harmonia para todo o sistema familiar. O efeito maior das constelações é nos fazer perceber como inconscientemente revivemos situações passadas da rede familiar, e como podemos, através desse reconhecimento, nos desindentificar desses padrões”, explica Reno. 

    A constelação familiar é um método que considera a existência de um sistema familiar onde as pessoas estão unidas através de conexões e padrões de comportamento. Esses podem ter sido herdados através de gerações e influenciam ou atuam de alguma maneira em relação às pessoas envolvidas no sistema. Durante o workshop serão aplicadas técnicas da terapia sistêmica e também trabalhadas vivências, permitindo identificar os emaranhamentos do sistema familiar e de que forma isso afeta as nossas vida. 

    A técnica pode ser desenvolvida em grupo e individualmente. Em grupo, a pessoa que quer constelar coloca uma questão ao terapeuta e escolhe pessoas do próprio grupo para representar membros da família, posicionando-os na sala. Este posicionamento é o que deu origem ao nome de Constelação Familiar. O cliente exterioriza sua imagem interna da família, e a posição dos representantes reproduz a estrutura de relacionamento que está arquivada em sua percepção. 

    Através dessa representação, o terapeuta percebe um grande número de informações e processos. A existência de um sistema é evidenciada, a alma do cliente em conjunto com o terapeuta e participantes do grupo forma um campo unificado, que pode revelar o que estava de alguma maneira excluído ou escondido dentro do sistema familiar. O terapeuta direciona o trabalho para a descoberta de temas ocultos, originados em gerações presentes ou passadas, que podem estar influenciando o tema atual. 

    Essas questões trazidas à consciência acabam encontrando soluções e transformação na vida pessoal e familiar. O trabalho essencial do terapeuta é guiar esta vivência sempre na direção da solução, mas é o próprio processo da constelação que determina como iniciar a reconciliação, ou o que é necessário em cada situação. O terapeuta limita-se a olhar e a escutar a alma do cliente e de sua família, abrindo espaço, com suas poucas intervenções, às forças que resolvem os conflitos e atuam de forma reconciliadora. 

    A Constelação Familiar abre um novo campo para a solução dos conflitos e sintomas, trazendo à luz laços de destino e seus efeitos e abrindo acesso a mudanças profundas na alma. Assim como a arte, as constelações familiares desvendam uma realidade, e muitas vezes dão um passo além, à medida que ajudam a assumir a realidade tal como ela se apresenta e a preenchê-la com amor. A técnica apresenta um efeito profundo e duradouro, que envolve todos os membros da família. 

    Sobre Reno Bonzon 

    Reno Bonzon é francês e também tem nacionalidade brasileira. Formou-se em psicologia em 1979 na Universidade de Paris V, na França. No mesmo período, formou-se em Marcenaria e trabalhou com essa técnica durante muitos anos. Ganhou diversos prêmios importantes de designer aqui no Brasil, até que conheceu às constelações familiares e decidiu se dedicar totalmente à psicologia. Mora no Brasil há 27 anos e trabalha com Constelação Familiar e Experiência Somática. Tem formação sistêmica no Brasil, França e Alemanha. 


    Serviço 

    O quê: Workshop ‘ Constelação Familiar’ 
    Quando: 01 de dezembro (sábado), das 9h às 18h 
    Onde: Espaço Diálogo - Rua Dr. João Pondé, 240 - Barra 
    Quanto: Para constelar R$ 180,00 
    Para participar como ouvinte ou representante R$ 20,00 
    Vagas: 25


    Fonte: Manoela Souza - Assessoria de Imprensa

    0 comentários: