• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Mostra de Maquetes recria projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi para o MAM-BA




    As construções não são feitas de tijolos, concreto e adobe, mas reproduzem o projeto original da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que recuperou o Solar do Unhão e instalou o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) nos anos 1960. Esta é a Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi, em cartaz no MAM-BA a partir do dia 30 de novembro, às 18h. A visitação segue até 6 de janeiro de 2013, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. 

    A exposição traz uma maquete na escala de 1:100, produzida a partir do estudo das edificações do Conjunto Solar do Unhão. Nela são retratados o Casarão – inclusive a escultórica escada helicoidal projetada por Lina, com encaixes feitos por meio de um sistema de travamento utilizado nos carros de boi –, o Galpão das Oficinas, que oferecem há 32 anos cursos gratuitos de técnicas artísticas tradicionais, a Capela, que atualmente funciona como espaço expositivo, e o Pátio Unhão, localizado no antigo Cais. 

    Além desta, os visitantes podem conferir outras quatro maquetes, na escala de 1:500, que traçam o perfil do conjunto arquitetônico do Solar do Unhão, as relações que mantém com o mar e a encosta – importantes elementos na proposta de recuperação de Lina – e também com a Avenida Contorno, construída ao mesmo tempo que as obras do Unhão. “Além do estudo de uma obra, a construção das maquetes chama a atenção para a necessidade de preservar esse patrimônio”, pontua Carla Zollinger. 

    Oficina – A mostra é resultado da oficina Exposição de capacitação em maquetes: recuperação do projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, oferecida gratuitamente no MAM-BA de março a maio deste ano e ministrada pela doutora em arquitetura e urbanismo em Barcelona Carla Zollinger. O curso foi destinado a estudantes de arquitetura, design de interiores, urbanismo e áreas afins. 

    O processo de reconstrução dos desenhos de Lina e a produção das maquetes realizada durante a oficina também estarão na mostra, através de dois grandes painéis com fotografias do desenvolvimento dos trabalhos. Um vídeo exibido durante a mostra traz o making off do processo criativo. “Um dos painéis é dedicado aos desenhos originais de Lina Bo Bardi para o projeto de recuperação do Conjunto Unhão e implantação do MAM, do Museu de Arte Popular e das Oficinas da Universidade Popular”, explica Carla Zollinger. Além disso, os painéis trazem desenhos de estudo de Lina e extratos de textos dela, explicando a concepção do museu. Grande parte dessa documentação histórica está no acervo do MAM-BA. 

    Após o Golpe Militar de 1964, os dois museus foram unificados sob o nome de Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 1998, a encosta da Avenida Contorno ganhou o Parque das Esculturas e a Sala Rubem Valentim. Este último, que esteve fechado nos últimos anos e passou por mudanças estruturais, será reinaugurado no dia 14 de dezembro, com 30 obras – sendo 20 esculturas e 10 relevos – do pintor, escultor e gravador baiano que dá nome à Sala, considerado um dos mestres do Construtivismo. 

    Conversa – No dia 19 de dezembro, Carla Zollinger participa da Conversa com a arquiteta, que acontece no Cinema do MAM, às 15h. O encontro é aberto ao público e vai promover o diálogo entre os participantes e a convidada sobre o desenvolvimento das maquetes e a relação com o projeto de recuperação de Lina Bo Bardi para o MAM-BA. A entrada é gratuita. 


    Serviço

    Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi 
    Abertura: 30 de novembro, às 18h 
    Local: Galeria 1 do MAM-BA 
    Visitação: 1º de dezembro a 6 de janeiro 
    Horários: terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h 
    Gratuito 
    Endereço: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão, Salvador, Bahia 
    Informações: (71) 3117 6139



    Fonte: Núcleo de Comunicação MAM-BA 


    0 comentários: