• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Festival Latitudes Latinas volta ao MAM-BA




    No mês da Consciência Negra, o Festival Latitudes Latinas realiza mais uma rodada de shows, intervenções, debates e exibição de filmes no MAM-BA. Com o tema Afropercussividades, o evento acontece de 7 a 9 de novembro, com programação diversificada e gratuita. Estão confirmadas as presenças de Giba Conceição e Nei Sacramento (Bahia), Pablo Suárez e Vivi Pozzebón (Argentina) e Richard Serraria e Lucas Kinoshita (Rio Grande do Sul). 

    As atividades acontecem em diferentes espaços do museu, entre eles o Cinema do MAM, o Pátio das Mangueiras e o Pátio Unhão. As inscrições podem ser feitas pelo site www.latitudeslatinas.com. O evento também se articula com o I Encontro de Culturas Negras, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

    No mês de outubro, diversos poetas, artistas visuais, pesquisadores e músicos estiveram em Salvador para participar da primeira etapa do Festival, como a costa-riquenha Shirley Campbell Barr, o mineiro Zéfere e os baianos Lívia Natalia, Karina Rabinowitz e João Moraes Filho. Neste mês, outros artistas ministram mesas-redondas, oficinas e bate-papos musicados, numa proposta que mexe com o corpo e a mente. 

    O Latitudes Latinas é realizado há cinco anos e, atualmente, faz parte do Projeto de Extensão da Universidade Federal da Bahia, onde possui também um programa homônimo na rádio Educadora da Bahia. 

    Confira a programação do evento 

    07 de novembro 

    14h30 | Exibição do Filme Zemba – Orígenes de las batucadas en Paraná 

    16h | Mesa-redonda: Afinidades percussivas: ritmos negros latino-americanos em contato 

    Convidados: Pablo Suarez, Nei Sacramento e Vivi Pozzebón 



    08 de novembro 

    9h às 12h | Oficina Ritmos Afrolatino-Americanos, com Ricardo Serraria, Pablo Suárez, Viviana Pozzebón, Gabi Guedes, Lucas Kinoshita e Nei Sacramento 

    15h | Exibição do filme Welcome a Tumaco 

    16h | Bate-papo musicado: cenas e sonoridades afro-festivas 

    Convidados: Natalia Rueda, Nei Sacramento e Vivi Pozzebón 



    09 de novembro 

    9h às 12h | Oficina Ritmos Afrolatino-Americanos, com Ricardo Serraria, Pablo Suárez, Viviana Pozzebón, Gabi Guedes, Lucas Kinoshita e Nei Sacramento. 

    14h30 | Exibição do filme O Grande Tambor 

    16h30 | Mesa redonda: Os tambores negros no Rio da Prata. 

    Convidados: Pablo Suárez, Richard Serraria e Lucas Kinoshita 

    19h | Ensaio aberto / encerramento



    Fonte: Núcleo de Comunicação Museu de Arte Moderna da Bahia 


    0 comentários: