• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Ensaios de blocos afro e projeto Tabuleiro das Segundas no Pelourinho




    O som percussivo dos tambores dos blocos afro, uma oficina de reciclagem promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e a continuação do projeto Tabuleiros das Segundas compõem a agenda de atrações da próxima semana, dos dias 26 a 29 de novembro, nos largos Pedro Archanjo e Tereza Batista. As ações são apoiadas pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA. 

    Abrindo mais uma temporada dos seus já tradicionais ensaios, sempre às segundas-feiras, o Cortejo Afro apresentará uma prévia do desfile que o Bloco fará no Carnaval 2013. A primeira apresentação será no dia 26 de novembro, às 20h, no Largo Pedro Archanjo. Com o tema “África no Ferro e na Cultura”, a banda, idealizada pelo artista plástico Alberto Pita receberá como convidados especiais o cantor Márcio Vitor e a banda Psirico. A Ala de Canto do grupo é formada por Marquinhos Marques, Claudya Costta e Portella “Açúcar”, acompanhados pelas performances de Veko Araújo. 

    Ainda na segunda, o público poderá dar boas risadas com mais uma edição do projeto Tabuleiro das Segundas. A partir das 20h, o Largo Tereza Batista receberá a 2ª edição do Cena Mix, show de calouros, humor e música, que compõe o projeto. As participações especiais desta segunda ficam por conta do ator e comediante Pisit Mota, da transformista Valerie O´Hara e dos cantores Lindete Souza e Pedro Morais. O Cena Mix, que tem curadoria e apresentação da atriz Márcia Andrade, também abre espaço para novos artistas mostrarem seus talentos ao lado de convidados. 

    Na quinta-feira (29/11), às 20h, será a vez do Bloco Afro Bankoma decorar o Largo Tereza Batista com sua arte e com a força de seus tambores e atabaques. A proposta do bloco é a de fortalecer a autoestima do negro. O bloco foi criado em 2000, a partir dos projetos sociais desenvolvidos pelo cultuado e respeitado Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, em Lauro de Freitas. 



    Serviço: 

    O quê: Ensaios do Cortejo Afro 
    Quando: 03 de Dezembro (segunda-feira), às 20h 
    Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho. 
    Quanto: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) 


    O quê: Projeto Tabuleiro das Segundas – Cena Mix 
    Quando: 03 de Dezembro (segunda-feira), às 20h 
    Onde: Largo Tereza Batista - Pelourinho 
    Quanto: Entrada franca 


    O quê: Ensaio do Bloco Afro Bankoma 
    Quando: 29 de novembro (quinta-feira) 
    Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho. 
    Quanto: Entrada franca



    Fonte: Textpo & Cia 


    0 comentários: