• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Festival Bigbands levará muito rock'n roll ao Centro Histórico




    Tradicionalmente conhecido por promover uma programação que agrega atividades relacionadas à cultura e shows que possibilitam o intercâmbio entre artistas de todo o país, o Festival Bigbands chega a seu quinto ano trazendo para Salvador grandes nomes da cena musical independente. O festival musical, que é realizado pelo Coletivo Quina Cultural e que conta com o apoio do Centro de Cultura Populares e Identitárias - CCPI, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa, será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, com shows gratuitos de bandas como Cabruêra (PB), Graforréia Xilarmônica (RS) e a baiana Headhunter D.C. Na noite de sexta (26) a partir das 20h, as atrações do Bigbands serão as bandas baianas Fúria Consciente e Irmãos Carlos e O Catado e a paraibana, Cabruêra. 

    “O Bigbands está integrado à Rede Brasil de Festivais Independentes, o que coloca a Bahia na rota de importantes festivais e a torna uma potencial plataforma de difusão, circulação e formação, pois além de funcionar como Campus temporário da Unicult, ainda fomenta um grande e importante intercâmbio de bandas locais com artistas de outras regiões do país”, explica a produtora Cássia Cardoso, coordenadora do projeto. 

    Nesta 5ª edição, o Festival Bigbands terá como novidade a realização dos projetos Bigbands vai à escola - iniciativa que leva oficinas de breakdance, Dj, graffite e MC a estudantes de escolas municipais da cidade - e o Encontro de Formação Unicult – Bahia, que será promovido nos dias 23 e 24 de novembro, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre educadores, artistas, gestores e pesquisadores nas áreas de educação e cultura, para a construção de iniciativas conjuntas no marco da Universidade das Culturas (Unicult) no estado. 


    Mais música 

    O Festival Bigbands continua no sábado (27), a partir das 17h, no Largo Tereza Batista. Na programação, as bandas Hessel (BA), Festenkois (MG), Bestiário (BA) e Headhunter D.C (BA). 

    Também no sábado, só que mais tarde, às 20h, a banda de reggae Cativeiro contará com uma grande participação no show de divulgação do seu primeiro CD, o Live in Nasci-Music Studio. A banda Bemba Trio mostrará toda a sua mistura de sonoridades e frequências da cultura Sound System no Largo Pedro Archanjo. A entrada custa R$ 10,00. 

    Ainda no sábado, às 20h, será a vez do grupo musical Águas de Sambas, conhecido por reunir uma diversidade de estilos com a proposta de levar samba de qualidade para o público jovem, agitar o Largo Quincas Berro D’Água. O grupo traz uma variedade de sambas no seu repertório como: sambas do recôncavo baiano, sambas de roda, sambas de caboclo, samba balanço, samba bossa e samba jazz. A abertura do show fica por conta das bandas Kinla e Nova Saga. A entrada é gratuita. 

    No domingo (28), dia da eleição, quem quiser curtir boa música ainda terá a oportunidade de desfrutar do último dia do Festival Bigbands com as bandas baianas Gozo de Lebre, Tangerina Jones, Modus Operandi e Messias e gaúcha Graforréia Xilarmônica, a partir das 18h, no Largo Tereza Batista. 



    Serviço: 

    O quê: Festival Bigbands - Fúria Consciente (BA), Irmão Carlos e O Catado (BA) e Cabruêra (PB) 
    Quando: 26 de outubro (sexta-feira) l 20h 
    Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) 
    Quanto: Entrada gratuita 


    O quê: Festival Bigbands - Hessel (BA), Festenkois (MG), Bestiário (BA) e Headhunter D.C (BA) 
    Quando: 27 de outubro (sábado) l 17h 
    Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) 
    Quanto: Entrada gratuita 


    O quê: Banda Cativeiro e Bemba Trio 
    Quando: 27 de outubro (sábado) l 20h 
    Onde: Largo Pedro Archanjo (Pelourinho) 
    Quanto: R$ 10,00 


    O quê: Águas do Samba 
    Quando: 27 de outubro (sábado) l 20h 
    Onde: Largo Quincas Berro D’Água (Pelourinho) 
    Quanto: Entrada gratuita 


    O quê: Festival Bigbands - Gozo de Lebre (BA), Tangerina Jones (BA), Modus Operandi (BA), Messias (BA) , Graforréia Xilarmônica (RS) 
    Quando: 28 de outubro (domingo) l 18h 
    Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) 
    Quanto: Entrada gratuita


    Fonte: Texto & Cia 


    0 comentários: