• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Da Bahia para o Bolshoi: a camaçariense Auane Ferreira conquista bolsa de estudo




    Se formar bailarina profissional em uma das Escolas mais tradicionais do mundo. Esse será o destino da pequena Auane dos Santos Ferreira, de nove anos. No último final de semana, a educanda da Cidade do Saber (CDS) participou em Joinville, Santa Catarina, da concorrida audição para uma bolsa de estudos na Escola do Balé Bolshoi no Brasil, e foi selecionada. 

    “Quando eu soube que havia passado, pulei, chorei de alegria e abracei minha mãe”, conta a jovem, que na hora do resultado também estava acompanhada da coordenadora de Cultura e Arte da Cidade do Saber, Débora Bittencourt, e da coordenadora Pedagógica da Ebateca (Escola de Balé parceira da Cidade do Saber), Renata Anjos. Auane dividiu, ainda, a alegria com outra educanda da CDS, Anna Clara Rocha, que participou junto com ela da audição. 

    Desde 2008, o município de Camaçari tem marcado presença no processo seletivo do Bolshoi que é dividido em duas etapas eliminatórias. Na primeira, é feita uma avaliação médica-fisioterápica onde são analisadas articulações, musculatura, habilidades físicas, motoras, além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. A avaliação seguinte é artístico-musical e cognitiva. Nela, profissionais da dança – reconhecidos no Brasil e no exterior – além de músicos e professores, avaliam as habilidades técnicas e artísticas do candidato: musicalidade, força, estrutura física, projeção cênica e o desempenho intelectual. 

    Depois de passar por todas essas etapas, Auane, que é moradora do bairro da Gleba B, vai se mudar em fevereiro do próximo ano para a cidade de Joinville. Lá, poderá morar na Casa Social mantida pela Prefeitura de Camaçari em parceria com a Cidade do Saber, onde já estão outros bailarinos do município selecionados em anos anteriores. “Estou muito feliz com essa oportunidade”, revela a pequena bailarina que já tem um grande caminho pela frente.


    Fonte: Cidade do Saber - Assessoria 


    0 comentários: