• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    MAM-BA promove Ciclo de Conversas sobre Arte com palestras gratuitas




    O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) retoma, nesta sexta-feira (14/09), às 15h, o Ciclo de Conversas sobre Arte, com a professora e doutora em semiótica Christine Mello (SP). Com o tema Arte contemporânea, corpo, linguagens e mídias: diálogos com Caetano Dias, o evento acontece no Cinema do MAM e integra a programação educativa da mostra Jorge Amado e Universal – em cartaz até 14 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem se feitas através do blog http://bahiamam.org/

    Durante o Ciclo, pesquisadores, artistas e educadores são convidados a participar de debates e workshops, tendo como tema principal a obra de Jorge Amado, seus reflexos na atualidade e sua relação com outras linguagens artísticas. O projeto faz parte do programa Inter.mediações, realizado pelo Núcleo de Arte Educação do MAM-BA (NAE). 

    Segundo a coordenadora do NAE, Roseli Amado, o intuito da programação é pensar a obra sob os pontos de vista da criação artística e didático-pedagógicos. “Queremos convidar o público para, conosco, através dos romances, personagens e pensamentos de Jorge Amado, realizar exercícios poéticos de ressignificação destes locais, paisagens e falas”, afirma. 

    Além do ciclo, o MAM-BA realiza extensa programação educativa para a mostra Jorge Amado e Universal. Desenvolvidas pelo NAE, as atividades gratuitas são oferecidas a diferentes públicos durante os três meses de exposição. Confira a programação completa no blog (http://bahiamam.org/?p=5330). 

    Sobre a palestrante – Christine Mello é pesquisadora, crítica e curadora em Arte e Comunicação. É professora da PUC-SP, da FAAP e da Faculdade Santa Marcelina, e pós-doutora em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Como crítica e curadora, realizou trabalhos como a curadoria da Representação Brasileira de Net Art da 25ª Bienal Internacional de São Paulo (2002). Entre 2008 e 2009, integrou a equipe curatorial do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Como membro do Conselho da Associação Cultural Videobrasil, fez parte do conselho Curatorial e de Programação (2003-2008), bem como do Júri de Seleção das edições do Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil (2003-2007). Entre as mais recentes curadorias estão o Espaço em relação: flluidez e simultaneidade (Museu de Arte da Bahia, 2009); Galeria Expandida (Luciana Brito Galeria, SP, 2010) e Tékhne (Museu de Arte Brasileira/ MAB-FAAP, SP, 2010, junto com Denise Mattar). 


    CICLO DE CONVERSAS SOBRE ARTE 
    Arte contemporânea, corpo, linguagens e mídias: diálogos com Caetano Dias 
    Convidada: Christine Mello 
    Data: 14/09 
    Horário: 15h às 17h 
    Local: Cinema do MAM 


    Conversas ilustradas com a obra de Jorge Amado: confluências entre o verbal e o visual 
    Convidada: Adriana Pucci 
    Data: 21/09 
    Horário: 14h30min às 18h30min 
    Local: Cinema do MAM e Galpão das Oficinas 


    Leituras sobre arte contemporânea na Bahia 
    Convidada: Priscila Lolata 
    Dia: 28/09 
    Horário: 15h às 17h 
    Local: Cinema do MAM 


    Diálogos entre a literatura e as artes visuais nos espaços de aprendizagem 
    Convidado: Milena Brito 
    Dia: 05/10 
    Horário: 15h às 17h 
    Local: Cinema do MAM 

    Gratuito 
    End: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão 
    Informações: (71) 3117 6139 | www.mam.ba.gov.br | bahiamam.org


    Fonte: Thais Seixas - MAM 


    0 comentários: