• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    “Volta Seca - O sentinela do Cangaço”





    Construída a partir de fatos verídicos, a peça “Volta Seca – O sentinela do cangaço” é baseada na vida de Antonio dos Santos, considerado o lugar tenente mais importante de Lampião. A peça estreou no dia 05 de julho no Espaço Xisto Bahia e estende sua temporada até 09 de agosto, com sessões sempre às quintas-feiras, 20h. Recrutado ainda criança por Corisco, Volta Seca foi testemunha ocular do primeiro encontro de Virgulino Ferreira e Maria Bonita, e o único cangaceiro que ousou enfrentar Lampião. 

    O monólogo é encenado pelo próprio autor, o ator e diretor Edmar Dias (fundador dos Terapeutas do Riso), sob a direção de Fábio Nieto Lopez (premiado no festival Mapa Cultural Paulista). Dois encontros, duas encruzilhadas, marcaram a vida do personagem e pontuam a encenação: o avistamento com Lampião aos 11 anos e a visão, anos depois, de uma jovem freira que, como ele, amava a música: Irmã Dulce. 

    A narrativa encontra seu clímax no episódio que encerraria sua vida no cangaço, abrindo caminho para o encontro futuro com a freira: o momento em que enfrenta Lampião. Ao insistir em socorrer o cangaceiro Bananeira, ferido em combate, Volta Seca contrariou as ordens do capitão, que não viu outro jeito de assegurar sua autoridade no bando senão dar cabo do insolente. Avisado por Maria Bonita, o jovem cangaceiro, então com 14 anos, abandona o acampamento e acaba preso. 



    SERVIÇO 
    O que: Peça teatral “Volta Seca – O sentinela do cangaço” 
    Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador) 
    Quando: às quintas-feiras até 09 de agosto, 20h 
    Quanto: R$ 20,00 /inteira e R$ 10,00 /meia. 
    Classificação: 14 anos 

    Fonte: Volta Seca Espetáculo 


    0 comentários: