• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    MAM-BA realiza Ciclo de conversa sobre a arte




    O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inicia nesta sexta-feira (31) o Ciclo de debates sobre Artes, com a participação do mestre em artes visuais e professor da UFRB Dilson Midlej. A atividade compõe a ampla e diversificada programação educativa da mostra Jorge Amado e Universal, em cartaz até 14 de outubro no térreo do Casarão, Capela e Galeria 1do museu. 

    No Ciclo de conversa sobre arte, pesquisadores, artistas, educadores são convidados a participar de debates e workshops no Cinema do MAM-BA, tendo como tema provocador a obra de Jorge Amado, seus reflexos na atualidade e sua relação com outras linguagens artísticas. Dilson Midlej vai discorrer sobre as obras de artistas contemporâneos a Jorge Amado que pertencem ao acervo do MAM-BA. 

    O Ciclo faz parte do programa Inter.mediações realizado pelo Núcleo de Arte Educação do museu (NAE). Segundo a coordenadora do núcleo, Roseli Amado, o intuito da programação é pensar a obra sob os pontos de vista da criação artística e didático-pedagógicos. “Queremos convidar o público, para conosco, através dos romances, personagens e pensamentos de Jorge Amado, realizar exercícios poéticos de ressignificação destes locais, destas paisagens, destas falas”, afirma. 

    O MAM-BA realiza extensa programação educativa para a mostra Jorge Amado e Universal. Desenvolvidas pelo NAE, as atividades são oferecidas a diferentes públicos durante os três meses de exposição. Confira a programação completa em http://bahiamam.org/?p=5330

    Sobre o palestrante – Dilson Midlej é Professor Assistente de História da Arte do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, Bahia e integra o GAAP - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio desta mesma universidade. É Mestre em Artes Visuais dentro da linha de pesquisa História da Arte Brasileira (2008), possui especialização em Crítica de Arte (1984) e graduação em Artes Plásticas (1982) – os três títulos são oriundos da Universidade Federal da Bahia. Dirigiu o Departamento Cultural da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos, em Salvador, por 15 anos. Atuou como Diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia de fevereiro de 2008 a julho de 2010. Desde 2005 é Diretor Conselheiro do Instituto Sacatar, um programa internacional de residência artística em Itaparica, Bahia. Tem experiência na área de Artes, abrangendo pesquisa, curadoria e crítica de arte, atuando principalmente nos temas arte moderna e contemporânea e arte baiana. 


    Programação Ciclo de conversa sobre arte 

    Jorge Amado e as Artes Visuais na Bahia 

    Convidado: Dilson Midlej 

    Data: 31/08 

    Horário: 15h às 17h 

    Local: Cinema do MAM 



    Arte contemporânea, corpo, linguagens e mídias: diálogos com Caetano Dias 

    Convidada: Christine Mello 

    Data: 14/09 

    Horário: 15h às 17h 

    Local: Cinema do MAM 



    Conversas ilustradas com a obra de Jorge Amado: confluências entre o verbal e o visual 

    Convidada: Adriana Pucci 

    Data: 21/09 

    Horário: 14h30min às 18h30min 

    Local: Cinema do MAM e Galpão das Oficinas 



    Leituras sobre arte contemporânea na Bahia 

    Convidada: Priscila Lolata 

    Dia: 28/09 

    Horário: 15h às 17h 

    Local: Cinema do MAM 



    Diálogos entre a literatura e as artes visuais nos espaços de aprendizagem 

    Convidado: Milena Brito 

    Dia: 05/10 

    Horário: 15h às 17h 

    Local: Cinema do MAM 



    Informações: (71) 3117 6139 

    Gratuito


    Fonte: Nucleo de Comunicação MAM-BA

    0 comentários: