• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    MAM-BA expõe produções em audiovisual do projeto FACMIL



    Arte, tecnologia e experimentações interativas ganham os espaços do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) nesta sexta-feira (31/08), às 19h, para discutir questões sobre a cidade, deslocamento e interação social. As produções artísticas, entre vídeos, instalações e mapas interativos, fazem parte de Outros mundos, outras histórias – Mostra FACMIL 2012, aberta à visitação gratuita até 30 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. 

    A exposição apresenta os trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos de iniciação e formação continuada do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), realizado no museu de março a agosto deste ano. O projeto inaugurou o espaço LABMAM, que abrigará o desenvolvimento de projetos ligados às tecnologias digitais. 

    Durante o período de exposição, o público pode conferir 11 vídeos exibidos no Cinema do MAM, das 13h às 14h50, a exemplo de Mestres do Samba, que aborda a história do ritmo musical na Bahia como um elemento de resistência na cultura brasileira; Um jeito Amoroso do Inacabado, que faz um paralelo entre o vazio e abandono no amor e na cidade; e De Hoje A Oito, sobre o bloco carnavalesco de mesmo nome, que reúne artistas e amigos do samba no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, centro de Salvador. 

    Além dos vídeos, serão apresentados quatro instalações interativas e dois mapas artísticos, que proporcionam aos visitantes acompanharem diferentes caminhos da Salvador atual e antiga, através de fotos e vídeos. A mostra conta ainda com um videomapping, projetado na fachada da Capela do MAM durante o evento de abertura, no dia 31/08, a partir das 19h. O trabalho mostra o verde, os animais, as pessoas, esculturas e a estrutura arquitetônica localizada no entorno do museu, através de imagens que trazem visões diferentes da paisagem. 

    A curadora e coordenadora pedagógica do FACMIL, Karla Brunet, explica que o projeto começou a partir do desejo de experimentar com mídias digitais e expressar as inquietações artísticas. “No decorrer de seis meses de trabalho, criaram-se janelas de escape para outros lugares e narrativas. A mostra é uma coletânea dos sonhos, imaginação, narrativas, ideais e fantasia dos participantes”, ressalta. 

    CURSOS – Todos os trabalhos presentes na exposição foram realizados pelos alunos durante dois cursos distintos: Iniciação, para jovens a partir de 16 anos, principalmente estudantes e participantes de ONGs; e Formação Continuada, voltado para artistas, universitários e profissionais que trabalham com audiovisual, eletrônica e design. As aulas foram ministradas por renomados profissionais das áreas de cultura, artes e tecnologias, como Karla Brunet, Wallace Nogueira, Paulo Alcântara, Jarbas Jacome, Marcela Costa, Josias Pires, Danillo Barata, Marcelo Mattos, Toni Oliveira, Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz. Além dos cursos, o projeto realizou quatro encontros formativos abertos ao público, cada um referente ao tema do módulo discutido nos cursos de iniciação e de formação continuada. 


    Serviço
    Outros mundos, outras histórias – Mostra FACMIL 2012
    Local: LABMAM e Cinema do MAM-BA
    Abertura: 31 de agosto, às 19h
    Visitação da mostra: 1º a 30 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
    Mostra de vídeos: terça a sexta, de 13h às 14h50, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 15h50
    Gratuito

    End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
    Informações: 71 3117 6139 | www.mam.ba.gov.br | bahiamam.org/labmam


    0 comentários: