• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Reggae, forró, samba e teatro são boas opções no Pelô





    Inverno repleto de atrações no Pelourinho. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), preparou uma programação bem diversificada para quem deseja passar a época mais fria do ano ouvindo boa música e assistindo apresentações culturais nos largos e ruas do Centro Histórico. 

    Na terça-feira (10/07), acontecerá o Festival de Afoxés, responsável pelo Projeto Mulher Negra: Símbolo de Superação e Resistência, às 19h, no Largo Quincas Berro D’Água. Quem ainda tem pique para um bom forró tradicional poderá curtir a banda Matuto Ligado, que se apresentará no Largo Tereza Batista a partir das 21h. Sexta-feira (13/07) continuará ao ritmo do forró com Val Gonzaga, que se apresentará no Largo Pedro Archanjo, às 21h. O sanfoneiro se apresentará no autêntico estilo nordestino, acompanhado de um tocador de triângulo e outro de zabumba. No Largo Tereza Batista, também às 21h, quem subirá ao palco será o forrozeiro Jailton Torres, que mostrará no repertório canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros importantes nomes do forró. A banda Zabumbaião completa a grade de atrações da sexta-feira, no Largo Quincas Berro D’Água. 

    O cantor Gabriel Rosário, que se apresentou no mês de junho no Pelourinho com o seu primeiro show próprio, retornará ao Centro Histórico no sábado (14/07), no Largo Pedro Archanjo a partir das 21h. No Largo Tereza Batista, será a vez da dupla Juan e Ravena tocar sucessos como “De Frente pro Mar”, da banda Estakazero. No Largo Quincas Berro D’Água, o Forró Fusaka tocará músicas de compositores consagrados do gênero como Dominguinhos, Xangai, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Marinês, além de grandes artistas da MPB como Alceu Valença, Zé Ramalho e Raul Seixas. O grande homenageado será o Rei do baião, Luiz Gonzaga, que neste ano de 2012 completaria cem anos. 

    Na terça-feira (17/07), os tambores do Olodum sacudirão o Largo Tereza Batista, às 20h. Para quem prefere o forró, duas atrações animarão a noite. O forrozeiro Freitas do Acordeon animará o Largo Pedro Archanjo e a banda Pirombaião tocará no Largo Quincas Berro D’Água. As duas apresentações começarão às 21h. 

    O forró tomará conta do Pelourinho na sexta-feira (20/07). Nos três largos do Centro Histórico haverá atrações do autêntico ritmo nordestino, a partir das 21h. O Forrozeiro Quininho de Valente se apresentará no Largo Pedro Archanjo, a banda Cegueira de Nó tocará no Largo Tereza Batista e a banda Flor do Cangaço subirá ao palco do Largo Quincas Berro D’Água. 

    Um desfile de moda ocorrerá no Largo Pedro Archanjo no sábado (21/07). Trata-se da seletiva Bahia do projeto TOP CUFA Brasil, promovido pela Central Única de Favelas (CUFA). Trinta mulheres, entre 18 e 22 anos, moradoras de comunidades da capital, se inscreveram no site do concurso e a vencedora representará Salvador na final que acontecerá no Rio de Janeiro. A abertura ficará por conta do grupo infantil Bagunçar e durante o desfile um Dj animará o público. O encerramento será em ritmo de sertanejo e arrocha, com a banda Pra Casar. 

    Na terça-feira (24/07), mais uma noite dedicada ao forró, com Zé Grilo e Sua Gente, Neto de Procópio e Tenílson Gonzaga. Formado há 21 anos, Zé Grilo e Sua Gente se apresentará no Largo Pedro Archanjo, com o tradicional forró nordestino, usando o triângulo, a zabumba e a sanfona para animar os casais forrozeiros. Neto de Procópio também seguirá a linha do tradicional ritmo nordestino no Largo Tereza Batista. O sanfoneiro Tenilson Gonzaga se apresentará no Largo Quincas Berro D’Água. Todas as apresentações começam às 21h. 

    Famoso nas redes sociais, através da divulgação do hit “Motel Disfarçado”, do compositor Eval Valente, gravado pela banda Aviões do Forró, Bruninho do Acordeon se apresentará novamente no Pelourinho, desta vez no Largo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista Zé de Honório e banda Visgo de Jaca animarão o público com um forró eletrônico, apresentando músicas próprias como “É Assim que se Faz”. No Largo Quincas Berro D’Água, o forrozeiro Jorge Gonzaga tocará novos e antigos sucessos de forró. 

    Encerrando o mês de atrações no Pelourinho, Zé Grilo e Sua Gente, Neto de Procópio e Jorge Gonzaga retornam ao Centro Histórico para fechar em ritmo de São João. Zé Grilo e Sua Gente se apresentará no Largo Quincas Berro D’Água. Neto de Procópio também seguirá a linha do tradicional ritmo nordestino, no Largo Pedro Archanjo, e Jorge Gonzaga subirá ao palco do Largo Tereza Batista.


    Fonte: Texto & Cia


    0 comentários: