• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    “O melhor da vida”, livro de estreia de Dora Ramos




    Viajar é muito mais que descobrir novas paisagens e culturas, pois enquanto os olhos percebem novos tons, o olfato capta outros aromas e os ouvidos recebem diferentes sons, uma transformação se opera dentro de você. É isso que Dora Ramos mostra no livro “O melhor da vida – Prazer em conhecer pessoas e lugares!”, publicação da Solisluna Editora, que terá uma noite de autógrafos no Dia do Escritor, 25 de julho, às 19 horas, na Livraria Cultura (Salvador Shopping). 

    Ciente de que a maior viagem é a vida, a escritora reúne a narrativa da sua visita a Israel com um resumo dos oito anos que viveu em Miami; compartilha as delícias de viajar sozinha e conta momentos marcantes da sua trajetória, como a chegada do neto, a descoberta do tarô, e o dia em que, atendendo ao seu pedido, o universo lhe mandou um amor. O livro traz ainda várias dicas de viagem e frases que inspiraram a vida de Dora desde a infância, quando herdou do pai a paixão por citações. 

    Com fotos de lugares tão belos e diversos quanto Florença, Paris, o Monte das Oliveiras, Jericoacoara, Stonehenge, Buenos Aires, Jericó e a Disney, a escritora convida o leitor a exercitar seu hábito de infância, quando viajava nos quadros, tal qual o personagem de Sonhos (filme de Akira Kurosawa) que entra numa obra de Van Gogh. Afinal, quando decidiu escrever “O melhor da vida”, seu maior desejo era inspirar as pessoas, fazê-las entender que viajar não é tanto uma questão de dinheiro, mas de prioridade; e que não é preciso companhia para fazer a mala e ganhar o mundo. 

    “Minha irmã e algumas amigas decidiram viajar sozinhas depois de ler meu livro e acharam a experiência transformadora”, conta Dora, revelando que o próximo livro já está sendo escrito, mas ainda sem previsão de conclusão. Seu desejo é inspirar mais pessoas e continuar rendendo homenagens àqueles que a influenciaram, como faz neste primeiro livro, no capítulo “Pessoas Notáveis”. 

    O projeto gráfico desenvolvido pela Solisluna Design Editora reforça a vontade de ser “cidadão do mundo”, com divisão de capítulos que remete aos passaportes de quem vive com o pé na estrada. O formato “livro-presente” inspira o leitor a compartilhar as emoções do livro com amigos e parentes queridos, transmitindo o prazer de dar asas aos pés e à imaginação. 


    Dora Ramos 

    Viajante apaixonada, Dora sempre carregou o caderninho de notas para todos os lugares, estivesse viajando sozinha ou acompanhada. Os livros também sempre foram companheiros inseparáveis e melhores companhias nas esperas no aeroporto, ajudando a aflorar a vontade de compartilhar suas histórias. A paixão pela escrita vem da adolescência, quando venceu um concurso da revista Cláudia com uma proposta inusitada para a ceia natalina. 

    Quando ainda vivia em Senhor do Bonfim, sua cidade natal, a escritora dirigiu e colaborou com jornais da região: Nossa Gente e Jornal de Juazeiro. Com formação técnica em administração, ela sempre se dedicou ao comércio e foi através desse trabalho que as viagens tornaram-se uma constante na sua vida, fazendo-a entender que mesmo viagens de trabalho reservam lições e surpresas. Atualmente, Dora é taróloga e viaja bastante acompanhando o marido (que conheceu em um avião) em compromissos de trabalho. 



    SERVIÇO 

    O que: Sessão de autógrafos de “O melhor da vida – Prazer em conhecer pessoas e lugares!” 
    Autora: Dora Ramos 
    Solisluna Editora 
    Quando: 25 de julho, às 19h 
    Onde: Livraria Cultura – Salvador Shopping 
    Preço do livro: R$ 35,00



    Fonte: Jane Fernandes - Quarta Via 


    0 comentários: